1ª Mostra de Ciência e Tecnologia de São Roque acontece na Brasital | O Democrata


O Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque realizará a 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia para alunos de São Roque.

O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Espaço Darcy Penteado, no CECT Brasital. Nos dias 18 e 19, o horário de visitação será das 9h às 15h30 e no dia 20 de outubro, das 9h às 13h.

Na realização do evento participarão diretamente 420 alunos do ensino fundamental e ensino médio da rede pública e particular, além de alunos do ensino superior do IFSP-Campus São Roque, ETEC, FATEC e Sesi, bem como discentes do Senai Alumínio e Mairinque.

Serão 40 estandes de 9 mts2 cada, todos identificados e onde serão expostos os projetos desenvolvidos pelos alunos participantes. Também haverá oficinas científicas durante toda a realização do evento.

As logomarcas dos cartazes e dos folders que irão divulgar a 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia, foram desenvolvidas através de um concurso realizado com os alunos das escolas municipais e os trabalhos que se classificaram em primeiro e segundo lugar foram escolhidos para ilustrar o material de divulgação da exposição.

A Mostra que é aberta a comunidade, visa demonstrar a importância do desenvolvimento técnico científico na formação educacional e principalmente a divulgação de pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelos alunos de nossa cidade.

Unidade Móvel de Nanotecnologia participará 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia

A Unidade Móvel de Nanotecnologia do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), estará em São Roque entre os dias 16 e 20 de outubro.

A Unidade estará aberta à visitação pública no Centro Educacional Cultural e Turístico Brasital, inclusive participando da 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia para alunos de São Roque.

As unidades móveis são salas de aula com design inovador e equipadas com o que há de mais novo em microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia. Nelas, o visitante pode assistir a demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia, cujo objetivo é disseminar os conceitos de nanotecnologia, além de oferecer capacitação profissional e informação tecnológica a alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e tecnólogo (superior).

As Escolas Móveis de Nanotecnologia do Senai-SP são as primeiras do Brasil. Atualmente, a entidade já tem cinco em operação.
A nanotecnologia é uma tecnologia emergente, responsável pela ruptura com modelos e processos tradicionais, o que é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade das indústrias e nações.

]Os principais resultados conseguidos são produtos têxteis com novas funcionalidades (controle da sudorese e repelente de insetos, por exemplo); materiais com elevadas propriedades mecânicas (dureza e resistência); cosméticos funcionais; borrachas recicláveis; medicamentos com diversas propriedades; células fotovoltaicas; e alimentos funcionais.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.