A negligência do povo brasileiro | O Democrata

Enquanto as pessoas do estrangeiro se orgulham do país em que vivem, ostentando símbolos pátrios e cantando seus hinos nacionais, grande parte dos brasileiros age de forma absolutamente contrária. É raro vermos pessoas cultuando nossos valores, defendendo nossa língua e costumes, e perpetuando as tradições. Estamos permitindo que a internacionalização descaracterize nossa cultura e não percebemos que estamos perdendo nossa própria essência.

Diversas correntes circularam pela internet pedindo uma intervenção militar no Brasil, e muitos acusam os militares de serem negligentes com as questões nacionais, mas, será que isso é verdade? Estarão sendo omissos ou cautelosos? Vejamos: o general Mourão veio a público falar da gravidade do momento em que vivemos, e que o povo deveria ir às ruas para pressionar o governo. O que aconteceu? Alguns “gatos pingados” saíram de suas casas para atenderem ao chamado, enquanto a maioria preferiu ficar no conforto da tela do computador incitando a revolta. Que apoio recebeu esse general, que expôs sua patente incitando o povo a agir? Que apoio eles teriam caso resolvessem efetuar a tão cogitada intervenção? Nenhum, e provavelmente seriam condenados pela maioria. Eles sabiamente não vão intervir.

O momento que vivemos é gravíssimo, e as pessoas ainda não se aperceberam da cratera que está à sua frente, voltando suas atenções para os programas de televisão ou para qualquer atividade que os entretenham. Pouquíssimas pessoas se sensibilizaram com as palavras do general, mas multidões comparecem em massa aos eventos de conotação sexual, carnaval, futebol e outras modalidades.

Ao que parece, os assuntos do país não são importantes para o povo, que se entrega indolente às circunstâncias que lhe são impostas. Não acompanha os trabalhos do senado e da câmara dos deputados, não questiona as leis absurdas que são elaboradas para beneficiar os poderosos, e aceita a corrupção que destroçou o país sem fazer nada. Alguns iludidos ainda bradam: vamos mostrar nossa força nas urnas! É como acreditar em coelhinho da páscoa. As urnas, como todo o resto, estão corrompidas, e o povo se cala quando o governo diz que elas são seguras.

O brasileiro tem o governo que merece, pois mesmo vendo saques a carga de veículos acidentados, roubo a estabelecimentos sinistrados, adulteração de medidores de água e de luz, feitura de “gatos” nos circuitos de TV, e tantas coisas mais, assiste a tudo de forma imparcial, sendo, portanto, conivente com o que acontece. Se o povo não age com lisura, que moral ele tem para combater a corrupção e cobrar os governantes, sendo que faz tudo igual?

Uma nação só se torna poderosa com a lapidação de seu povo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.