AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ANIVERSÁRIO. A comemoração do 76º aniversário do Instituto de Economia Agrícola (IEA), foi realizado na Capital e; contou com a presença de várias autoridades e, também de Francisco Sérgio Ferreira Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que lembrou a época em que o Brasil era importador de alimentos e os movimentos que fizeram com o País, em menos de meio século se tornasse o quinto maior produtor mundial.

MARACUJÁ. O manejo do vírus que causa o endurecimento dos frutos do maracujazeiro, que já dizimou muitos pomares paulistas, baianos, mineiros, paraenses, goianos e fluminenses foi tema da reunião técnica realizada pelo Instituto Agronômico (IAC), em Campinas. O objetivo foi discutir as recomendações técnicas para minimizar os danos causados pela virose e, a partir disso, desenvolver diretrizes para os produtores e promover a regulamentação do setor produtivo, especialmente com relação às normas para produção de mudas.

AGRICULTURA FAMILIAR. O dia 6 de novembro foi uma data marcante para a Associação de Pequenos Agricultores de Cunha (BioCunha), organização de agricultores familiares do município de Cunha, na região do Vale do Paraíba. Foi nesse dia que os agricultores integrantes da BioCunha obtiveram o reconhecimento de sua entidade como uma Organização de Controle Social (OCS), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), bem como receberam os certificados de sua inclusão no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério.

PROJETO HORTA EDUCATIVA. Em 2013, a Secretaria Estadual de Educação assinou um termo de cooperação entre o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) para implantação do Projeto Horta Educativa. O objetivo é ensinar conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural via horticultura. No acordo, o Fussesp coordena a execução do Projeto fornecendo material de apoio.

HOMENAGEM. Em reconhecimento ao trabalho de extensão rural em prol do fortalecimento e desenvolvimento sustentável da agropecuária no oeste paulista, as CATI Regionais Presidente Prudente e Presidente Venceslau foram agraciadas com um diploma de Honra ao Mérito concedido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

BEM ESTAR ANIMAL. A CATI (Cordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional Itapeva, em parceria com a empresa Arkhé Socioambiental, promoveu no segundo semestre de 2018 uma palestra com o tema “Bem-estar animal”, com ênfase na produção de leite. A palestra realizada no bairro Avencal, em Itapeva, foi organizada a pedido da entidade para beneficiar um grupo de produtores atendido por eles.

ENCONTRO. Na primeira quinzena de outubro, Itapetininga sediou o III Encontro Regional de Pecuária Leiteira. Em sua terceira edição, o Encontro repetiu o sucesso das edições passadas, reunindo 148 pessoas, entre produtores de leite bovino e bubalino, estudantes e técnicos de toda a região no Anfiteatro do Serviço Social da Indústria (Sesi) unidade Itapetininga, numa noite especial de confraternização e aprendizado.

CANA-DE-AÇÚCAR. Produção de derivados da cultura da cana-de-açúcar foi o tema da capacitação técnica realizada em setembro em Bauru, capacitando 40 extensionistas, de diversas CATI Regionais. Esses novos capacitados passarão a atuar como multiplicadores de Boas Práticas de fabricação de alimentos oriundos da cana-de-açúcar. A capacitação teve duração de 12 horas, com um conteúdo programático que abrangeu os temas: qualidade da cana-de-açúcar como matéria-prima; fabricação de açúcar mascavo; fabricação de rapadura; fabricação de melado; Boas Práticas de fabricação na agroindústria artesanal; práticas de processamento de açúcar mascavo, rapadura e melado.

CAPACITAÇÃO. A CATI Regional Presidente Venceslau, em parceria com a Prefeitura de Piquerobi, promoveu, nos dias 17 e 18 de outubro, uma capacitação direcionada às agricultoras e merendeiras do município sobre “Processamento Artesanal de Panificação”. O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma Suzana Edi Vila Rios, e pelo zootecnista Luiz Guedes Deak Junior, técnico responsável pela Casa da Agricultura de Piquerobi, que foram auxiliados por outros profissionais.

Veja também o quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br. (Texto(s): Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Cati)