AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

INICIATIVAS. O ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou nesta sexta-feira, 4 de maio, as iniciativas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto. O secretário Francisco Jardim apresentou ao chefe da Pasta nacional as ações desenvolvidas para gerar renda e agregar valor à produção paulista.

FOMENTO. O deputado federal Arnaldo Jardim apresentou os avanços conquistados nos últimos anos na legislação para fomentar o avanço tecnológico, durante palestra no painel “Novos Sistemas de Produção”, dentro do ciclo de palestras “Agenda do Agronegócio”. O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo dentro da programação da 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto.

APOIO. A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reforçou o seu apoio ao cooperativismo e alimentação saudável, na maior feira de tecnologia agrícola da América Latina e umas das três maiores do mundo: AGRISHOW, no Centro de Cana do Instituto Agrônomo (IAC), em Ribeirão Preto.

RETOMADA. Em viagem a Ribeirão Preto (SP), onde visitou a feira agropecuária Agrishow, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), declarou que espera a retomada das exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos até o fim deste semestre. “Uma missão de técnicos irá na semana seguinte para aos Estados Unidos e creio que será a última. Todos os documentos, todos os questionários e pedidos foram respondidos”.

AÇÚCAR/ETANOL. A melhoria na qualidade da cana-de-açúcar motivou aumento de 1,4% na produção total de etanol, que deverá chegar a 28,16 bilhões de litros, de acordo com o 1º Levantamento da Safra 2018/2019, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta quinta-feira (3). Outro motivo da opção pelo combustível é a queda dos preços do açúcar no mercado internacional. No caso do etanol anidro, usado na mistura com a gasolina, o aumento é de 7% em sua produção, devendo chegar a 11,86 bilhões de l, com elevação justificada pelo maior consumo de gasolina que vem persistindo nos últimos anos.

CANADÁ. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, reuniu-se com o ministro parlamentar da Agricultura do Canadá, Jean-CLaude Poissant, nesta quarta-feira, (2), com o objetivo de obter avanços na pauta de exportações brasileiras. Novacki, que lidera missão brasileira ao país, também participou da abertura da Feira SIAL Canadá 2018 e da inauguração do Pavilhão Brasil na feira, que conta com 22 expositores nacionais.

(Texto(s): Secretaria da Agricultura, Mapa). Veja também o Agro Cartoon em www.agro-cartoons.blogspot.com.br.
Email: [email protected] Boa semana e um forte abraço.