AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo | O Democrata

CHILE. Maior integração comercial entre Brasil e Chile e memorando de entendimento sobre orgânicos entre os dois países, que será assinado nesta semana, em reunião do CAS (Conselho Agropecuário do Sul) foram os principais temas da audiência do embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía, com o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

CRÉDITO AGRÍCOLA. As contratações de crédito agrícola, no primeiro bimestre do Plano Agrícola e Pecuário 2018/19, tiveram acréscimo de 45%, atingindo R$ 34,1 bilhões, com 139.155 operações, na comparação com o mesmo período da safra passada. Do total de recursos liberados, são destaque as operações de custeio, que totalizaram R$ 20,8 bilhões, o equivalente 111.245 operações com aumento de 35%.

AQUACIÊNCIA 2018. Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) apresentam trabalhos no Aquaciência 2018 (Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática), realizado pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) em Natal, RN, de 17 a 21 de setembro. O tema desse ano é “Um Olhar para a Inovação”.

ÁGUA. Aconteceu em Brasília o workshop internacional Cooperativas para desenvolvimento sustentável, inclusão social e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que debateu maneiras de promover o papel das cooperativas no desenvolvimento social e econômico. Foram expostas as capacitações e instalações de barragens subterrâneas realizadas pela Embrapa Solos em Honduras, Cabo Verde e Moçambique. Durante o workshop foram sugeridas melhores práticas para alcance dos ODS, principalmente em países com déficit de água. Brasil, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau compuseram a plataforma de integração e firmaram a Rede Comitê Internacional, com os líderes de cooperativas, buscando apoio e acompanhamento de ações propostas.

CONHECIMENTO. Ser autossuficiente na produção de alho livre de vírus. Com esse propósito técnicos da área de cultura de tecidos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) foram treinados na metodologia de produção de alho-semente de alta qualidade fitossanitária através da cultura de ápices caulinares in vitro. A expectativa, a partir de agora, é que sejam recuperados o vigor das variedades de alho do país africano, aumentando a produtividade nacional e minimizando as importações do alho-semente livre de vírus.

CONFERÊNCIA. A III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb), de 17 e 21 de setembro, acontece em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, depois de duas edições europeias. A escolha do tema central “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo a produção” visa construir uma rede de interação que resulte em impactos positivos que possam influenciar a sociedade.

REGULAMENTAÇÃO. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu apoio à Casa Civil da Presidência da República para coordenar e elaborar um decreto para regulamentar a Lei 13.680/2018, que facilita a comercialização de produtos artesanais de origem animal no Brasil. A Lei visa desburocratizar a comercialização interestadual desses alimentos.

MAMÃO. Na semana (10 a 14/09), ambas as variedades de mamão tiveram queda das cotações nas regiões produtoras, em decorrência da limitada demanda. Nos principais centros consumidores (Sul e Sudeste), o clima relativamente frio continua restringindo o consumo da fruta. Além disso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os altos preços registrados nas últimas semanas do formosa desestimularam o consumo da variedade.

UVA. As cotações das uvas itália e benitaka caíram no Vale do São Francisco (PE/BA), em resposta à elevada oferta semana passada. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a procura pelas uvas segue aquecida, principalmente para variedades com preços “mais populares”. Apesar disso, os altos volumes podem seguir pressionando as cotações nas próximas semanas. Ainda segundo produtores, a oferta deve seguir elevada até o final do mês, quando serão iniciadas as podas de produção para o mercado de final de ano.

EDITOR. O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 61 anos, é paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, onde agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.

(Texto(s): Mapa, Embrapa, CNA/SENAR, HFBrasil)

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.