AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

AGENDA. A construção de uma agenda comum entre o Brasil e o Paraguai sobre assuntos do agronegócio foi discutida em reunião realizada no Mapa entre a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e o ministro da Agricultura do Paraguai, Denis Lich. Na pauta estão assuntos como: melhoria no fluxo de aprovação das importações nas fronteiras dos dois países.

HORTIFRUTIS. Frutas, legumes e outros produtos hortifrutigranjeiros são os itens com maior representatividade nas compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), chegando a 63% do total de alimentos comprados. As informações estão no compêndio Agricultura Familiar Programa de Aquisição de Alimentos – PAA: Resultados das Ações da Conab em 2018, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

NORDESTE. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina comandou uma reunião para acompanhar os projetos que o Mapa está desenvolvendo para o semiárido da Região Nordeste. Ela disse aos secretários que o projeto é estratégico para o governo do presidente Jair Bolsonaro. E recomendou que as propostas sejam formuladas com pé no chão, sem promessas que não possam ser cumpridas, para que não se frustre os nordestinos.

ESTADOS UNIDOS. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está nos Estados Unidos, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro. Na terça-feira (19) pela manhã, acompanha o presidente na visita à Casa Branca. O presidente terá um encontro privado com o presidente Donald Trump e, depois, haverá almoço de trabalho com a participação de toda a comitiva. À tarde, a ministra terá reunião com o secretário (Ministro) de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, no Departamento de Agricultura.

SEGURADORAS. O valor previsto por seguradoras para o pagamento de indenizações relativas a sinistros no seguro rural contratadas na safra de verão 2018/2019 é estimado em R$ 995 milhões. As indenizações se devem a perdas nas lavouras de soja em função da seca.

ABERTURA. Brasil confirmou hoje o levantamento da suspensão para a entrada de peras e maçãs argentinas em seu mercado. A possibilidade de revenda dessas frutas foi formalizada com a publicação de uma resolução no Diário Oficial do país vizinho. O Brasil retardou a entrada de quase uma dúzia de caminhões para detectar a presença de carpocapsa, uma praga que afeta a qualidade das frutas e que o país vizinho não possui.

ABASTECIMENTO. No seminário Tecnologia e inovações no agronegócio: da economia verde à relevância dos dados do setor, promovido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e o Green Rio, dia (14), no Rio de Janeiro/RJ, esteve presente o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Silva Júnior.

AMÉRICA DO SUL. Com vasta disponibilidade de terras, recursos hídricos ricos e uma população relativamente pequena, o continente sul-americano continuará sendo uma região crítica e crescente para a agricultura em 2019. Foi isso que afirmaram Felipe Lanusse e Luis Casanova, assessores da Verdant Partners, em um texto publicado no portal AgroPages.com. Prevemos crescimento contínuo para empreendimentos competitivos envolvidos.

ESPANHA. Em uma notícia da Agência EFE, o jornal uruguaio, El Pais, informou que o Carrefour Espanha solicitará aos seus fornecedores câmeras de vigilância nos matadouros. O objetivo é garantir aos consumidores “total transparência” nas condições e processos empregados, maximizando os procedimentos de inspeção, segundo a empresa. Em comunicado, a empresa informou que a iniciativa, lançada com a ONG Equalia, visa garantir aos consumidores uma “total transparência” nas condições e processos utilizados, maximizando os procedimentos de inspeção. Segundo o Carrefour, essa medida é semelhante à já desenvolvida na França, destinada a reforçar os controles realizados com seus fornecedores.

LEGISLATIVO. O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, participou de uma reunião com as áreas de Relações Institucionais da CNA, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O encontro faz parte do processo de construção de uma agenda legislativa para o agro.

EDITOR. O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 61 anos, é paulistano do bairro do Brás. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, onde agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicada no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.

(Texto(s): Mapa, Conab, La Nacion, Agrolink, El Pais, CNA)