AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

SALDO. As exportações do agronegócio foram de US$ 9,80 bilhões em maio deste ano, recuo de 1,7% em relação ao mês de 2018. A redução das exportações ocorreu principalmente em função da diminuição do índice de preço dos produtos de exportação do agronegócio brasileiro, de 9,1%.

CARNE. A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em Mato Grosso. A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. 
OBRIGAÇÃO. “Tecnologia e processos de produção são os fatores que regem atualmente a inovação, tanto na indústria quanto no agronegócio”. A afirmação é do professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e especialista em gestão da inovação, Gustavo Di Risio, que abordou o tema “Como transformar ideias inovadoras em oportunidades de negócios”, em palestra realizada na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). “Inovar não é uma opção para empresas já estabelecidas. É uma obrigação para que não haja perda de mercado”, disse o professor.
GARANTIA. Qualificar as informações sobre preços dos alimentos e análises de mercado para garantir o abastecimento dos países da América Latina e Caribe. Este foi um dos temas abordados na 7ª Reunião Regional sobre Abastecimento e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe, realizada na Costa Rica. O Brasil integrou esta reunião por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 
ALIMENTAÇÃO. Nos próximos 30 anos, a população mundial chegará a 9,8 bilhões, com 4,9 bilhões de pessoas, cerca de 40%, concentradas nos centros urbanos. O aumento da população, sua crescente urbanização e a maior expectativa de vida (envelhecimento), associados a fatores como mudanças climáticas, degradação ambiental, novas tecnologias na agricultura e alteração nos hábitos de consumo alimentar, vão impactar diretamente no fornecimento de alimentos. Será necessário produzir 50% a mais para atender ao crescimento da população, enquanto o mercado de carnes precisará dobrar sua capacidade…
DADOS. Os dados estão na nova edição do estudo Megatendências que podem influenciar o desenvolvimento da agricultura e dos sistemas alimentares, publicado pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire). Os principais subsídios e fontes são de instituições privadas internacionais de alta reputação, como a agência de risco Fitch, por meio de sua subsidiária Fitch Solutions (Inglaterra), e o Rabobank (Holanda), e estão publicados no site da Embrapa.
CURSOS. A vitrine de capacitações online da Embrapa, e-Campo, está oferecendo 25 novos cursos gratuitos por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os conteúdos são elaborados pela equipe da Embrapa e disponibilizados na plataforma de ensino a distância do Senar. As oportunidades abrangem os seguintes temas: Bioma Cerrado, Bioma Mata Atlântica, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Ovinocultura, Piscicultura e Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.
MILHO. Os impactos econômicos da incidência de pragas e doenças nas culturas de soja, milho e algodão – estudo foi realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), e evidenciam a relação entre a disseminação de pragas, reduções na produtividade das lavouras e consequentes aumentos nos preços. 
MELÃO. A temporada de melão se iniciou com boa produção no hemisfério Norte, no período que coincide com a entressafra brasileira. Para a variedade charentais, a colheita, que começou em abril deste ano, deve ocorrer até meados de agosto na França, Espanha e Marrocos, segundo notícia veiculada pelo portal Fresh Plaza.
ESTADOS UNIDOS. O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, anunciou que começou o novo programa Dairy Margin Coverage (DMC), (Cobertura de Margem de Laticínios) o programa básico da rede de segurança leiteira que ajuda os produtores de leite a gerenciar a volatilidade do leite e da ração.
Contatos: [email protected]