AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

ETANOL SUMMIT. A edição de 2019, a maior realizada desde a criação do Summit em 2007, contou com 150 palestrantes e moderadores com diferentes repertórios que compõem 20 painéis, quatro plenárias e duas palestras magna. Os 1.200 participantes puderam acompanhar debates sobre mobilidade, biocombustíveis, bioeletricidade, políticas públicas, comércio internacional, infraestrutura e açúcar. 
ABERTURA. A Cerimônia de Abertura, que aconteceu no dia 17 de junho, teve a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do Governador de São Paulo, João Dória, do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Presidente do BNDES, Joaquim Levy, do presidente da Apex-Brasil, Sergio Ricardo Segovia Barbosa, entre outras autoridades.
EMISSÕES GLOBAIS. Os biocombustíveis têm potencial de reduzir em 70% as emissões globais de CO2 até 2050. O dado é revelado pelo estudo Global Energy Transformation, publicado este ano. O levantamento foi realizado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) e apresentado dia (18), durante o Etanol Summit, maior evento da América Latina do setor sucroenergético. O estudo identifica opções para descarbonização da matriz energética global no horizonte até 2050.

CARRO SUPER-FLEX. O governador de São Paulo, João Dória falou sobre o primeiro carro com propulsão híbrido flex, ou seja, movido tanto pelos combustíveis etanol e gasolina, como por eletricidade, começa a ser produzido na cidade de Indaiatuba, interior paulista. Com tecnologia brasileira, o veículo do modelo Corolla terá um motor elétrico e outro de tecnologia flex fuel.

FAO. O vice-ministro da Agricultura e dos Assuntos Agrários da China, Qu Dongyu, foi eleito neste domingo (23), com 108 votos, como novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ele ocupará o cargo nos próximos quatro anos, de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2023. O governo brasileiro apoiou oficialmente a eleição de Dongyu para a FAO e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou da votação, em Roma.
FOME. Apesar dos avanços alcançados nas últimas duas décadas, 821 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo. A meta das Nações Unidas é erradicar a fome global até 2030. No entanto, a fome não é o único problema nutricional que o novo diretor-geral da FAO deverá enfrentar.
SOBRE-PESO. Atualmente, mais de 2 bilhões de adultos – com mais de 18 anos – estão acima do peso, sendo 670 milhões considerados obesos. De acordo com a FAO, estima-se que o número de pessoas obesas no planeta irá superar o de famintos em poucos anos. Ao mesmo tempo, 2 bilhões de pessoas sofrem de deficiências nutricionais. 
SEGURANÇA ALIMENTAR. As projeções apontam que a população global deve ultrapassar 9 bilhões de pessoas em 2050. Para suprir a demanda global por alimentos, o Brasil é um dos países em condições de fornecer cada vez mais alimentos de qualidade para o mundo, como vem sendo destacado pela ministra Tereza Cristina. Até 2026 e 2027, a previsão é da produção agropecuária brasileira crescer 41% – a maior do mundo.
OVOS. A primeira semana da segunda quinzena vai terminando e a perda do equilíbrio entre oferta e procura atingiu fortemente os preços praticados na comercialização de ovos brancos e vermelhos. Os negócios devem seguir disputados neste encerramento de semana pós-feriado com os compradores pressionando por melhores condições. 

FRANGO. Os preços da carne de frango e dos cortes estão em queda no mercado brasileiro neste mês, conforme apontam pesquisas do Cepea. Na parcial de junho (até o dia 19), o frango inteiro resfriado, negociado no atacado da Grande São Paulo, teve desvalorização de 1,4% frente a maio, com negócios na média de R$ 4,73/kg.

LEITE. Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A ideia é explicitar aos agentes de mercado que o valor acompanhado se refere apenas ao recebido pelos produtores, sem adição de frete e impostos, facilitando, assim, a comparação e análise das informações. 
Email: [email protected]