AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

DELEGAÇÃO. A preocupação mundial por sistemas sustentáveis de produção animal com alta produção de biomassa e de biodiversidade tem integrado pesquisadores de diversas instituições internacionais de pesquisa para desenvolver práticas de consumo alimentar em pastagens heterogêneas. Para conhecer os trabalhos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), recebeu pesquisadores de 12 países vinculados à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


AMBIENTE/INDÍGENAS. CCJC da Câmara debateu a proposta com a relatoria do deputado Pedro Lupion. Líderes indigenistas estiveram na reunião da FPA para pedir apoio ao projeto. A PEC 187/2016, que permite às comunidades indígenas praticar atividades agropecuárias e florestais em suas terras, bem como comercializar aquilo que foi produzido, foi debatida na reunião, entre deputados e senadores membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). 

MILHO BRANCO. Uma nova cultivar de milho branco apresenta características que a tornam alternativa ao trigo para produção de farinha. O milho BRS 015 Farináceo Branco ainda tem potencial para panificação com foco em públicos com restrição de consumo de glúten, uma vez que grãos de milho não contêm essa substância. 


PLANTIO DIRETO. O cultivo do algodoeiro em sistema plantio direto aumenta o estoque de carbono no solo, incrementa o teor de nitrogênio e ainda faz aumentar a produtividade em comparação com o sistema de preparo convencional do solo. Foi o que demonstrou um estudo realizado ao longo de nove anos por cientistas da Embrapa Algodão(PB) no Cerrado brasileiro.


SERVIÇOS AMBIENTAIS. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Frente Parlamentar Ambientalista reuniram-se, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar de agenda conjunta da Câmara em resposta à repercussão internacional sobre as recentes queimadas na Amazônia.

ENTREGA. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou do lançamento do Selo Arte no Rio Grande do Sul. Durante a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar na 42ª Expointer, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, assinou uma instrução normativa que estabelece a concessão do selo para o queijo serrano seguindo as normas do que determina o decreto que criou o selo.

EXPOINTER. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou reunião, pela primeira vez, na Expointer, Exposição Internacional de Animais, em Esteio (RS). O evento acontece desde 1972, no Parque de Exposições Assis Brasil, num espaço de 141 hectares. Os parlamentares debateram a pauta prioritária do setor para este semestre.

INCLUSÃO. Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 174, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que dispõe sobre a participação e a habilitação de cooperativas como fornecedoras de matéria-prima e prestadoras de serviço de assistência técnica e extensão rural no âmbito do Selo Combustível Social, instrumento que integra o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

FOGO PROIBIDO.
 O presidente Jair Bolsonaro decretou a suspensão do emprego do fogo no território nacional pelo período de 60 dias. O prazo começou a contar dia (29), data de publicação do decreto no Diário Oficial da União. Ficam isentas de cumprir a determinação as atividades de controle de pragas e doenças por uso do fogo desde que autorizadas por órgão ambiental competente, as práticas de prevenção e combate a incêndios e de agricultura de subsistência executadas por indígenas e populações tradicionais, como quilombolas.

INDONÉSIA. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou a abertura do mercado de carnes brasileiras para a Indonésia. Segundo a ministra, serão 10 plantas habilitadas para a exportação de pelo menos 25 mil toneladas de carne bovina. “recebemos a boa notícia dessa conquista. Dez plantas frigoríficas brasileiras estarão prontas para essa exportação. Isso é bom para o nosso PIB, é bom para o nosso produtor rural”, comemorou a ministra.

EDITOR. O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 62 anos, também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agrocartoons.blogspot.com.br.
Email: [email protected]