AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

LEITE SHOW 2018. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, destacou a importância da pecuária da Região do Vale do Paraíba durante a abertura da LeiteShow 2018, no dia 24 de outubro de 2018, em Guaratinguetá. Na oportunidade, o titular da Pasta lembrou que a região já foi a maior produtora de leite do País e possui a melhor genética da raça Holandesa.

CIDADANIA NO CAMPO. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento criou o Programa de Acessibilidade Rural Cidadania no Campo. Nosso objetivo principal é auxiliar as prefeituras e o Estado na ampliação de serviços públicos à população do campo. É uma ação que será realizada em parceria com outros órgãos estaduais e auxiliará as administrações municipais a elaborarem o mapa de rotas das propriedades rurais paulistas.

FORTALECIMENTO. O secretário, Francisco Jardim, destacou o potencial da cadeia produtiva do mel como uma atividade econômica importante que gera emprego e renda para apicultores, agricultores e agroindústrias, durante a comemoração de 30 anos do Centro de Estudos Apícolas (CEA) da Universidade de Taubaté (Unitau), no dia 25 de outubro de 2018, em Taubaté.

INOVA CAMPINAS. Soluções tecnológicas para o agro paulista e brasileiro foram apresentadas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, durante o InovaCampinas 2018, maior evento de inovação e empreendedorismo do interior, realizado em 24 e 25 de outubro, no Expo D. Pedro.

MERCADO ATACADISTA. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no mês de setembro, a variação dos preços médios dos 23 produtos de maior importância no sistema de comercialização paulista oscilou negativamente para 14 itens, além do leite e derivados, café, ovos e farinha de trigo também figuram na lista. Entre os nove produtos que apresentaram alta de preços estão as carnes bovina, suína e de frango e o feijão carioquinha.

FINANCIAMENTO. O Governo do Estado de São Paulo disponibilizará, a partir de novembro, um novo formato de linhas de financiamento aos produtores rurais, com foco na agropecuária sustentável. Os recursos geridos pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – O Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estarão disponíveis nos Projetos: Agricultura Sustentável Paulista; Produção Animal Sustentável Paulista; Aquicultura e Pesca Sustentável Paulista; e Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista.

MICROBACIAS II. De 15 a 17 de outubro, o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, esteve no Vale do Ribeira para entregas de empreendimentos, veículos e reformas possibilitadas graças aos investimentos do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado. É no Vale que a maioria das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo está inserida, distribuídas por diversos municípios, os quais pertencem à área de atuação da CATI Regional Registro.

HORTAS. Inserir crianças em idade escolar no ambiente da agricultura e despertar o interesse no consumo de alimentos saudáveis fazem parte do Projeto Horta Educativa, que foi executado no último dia 30 de outubro, no município de Cravinhos, na região de Ribeirão Preto. Cerca de 600 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Moacyr Martins dos Santos, com idades entre 4 a 10 anos, participaram da oficina e puderam levar para casa mudas de plantas olerícolas, aromáticas e medicinais cultivadas dentro de garrafas PET.

FEBRE AFTOSA. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018 será realizada no Estado de São Paulo pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de 1 a 30 de novembro. Devem ser vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) do rebanho de zero a 24 meses. A expectativa é que 100% dos bovídeos sejam vacinados. O criador tem até o dia 7 de dezembro para comunicar a vacinação. Para garantir uma vacinação eficiente é preciso que o criador observe alguns cuidados.

Veja também o quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.
(Texto(s): Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Cati)