Campanha leva conscientização sobre depressão entre universitários

No mês da campanha “Setembro Amarelo”, que conscientiza sobre a prevenção do suicídio, a União Estadual dos Estudantes de São Paulo ( UEE-SP), entidade representativa dos universitários paulistas, lança campanha de conscientização sobre depressão e prevenção ao suicídio.

A Campanha ” Saúde Mental – Por mais empatia na universidade” irá levar diversas ações voltadas para o acolhimento daqueles que sentem sinais da doença – e apontar quais os principais sintomas- estimular a compreensão entre os alunos e oferecer apoio mútuo, além de promover debates e para construção de coletivos e grupos para tratar do tema.

Como surgiu a campanha

Devido aos crescentes números de pessoas com depressão no Brasil, segundo a OMS já são 5,8% do total da população e o aumento do suicídio em jovens: de 2010 a 2012 ocorreu um crescimento de 30% nos casos entre pessoas com 15 a 29 anos.

Além disso, em abril deste ano, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo chamou a atenção por conta do dado de seis tentativas de suicídio durante um ano, entre os estudantes do quarto período do curso de Medicina da USP. Ainda,de acordo com dados da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), 15% dos estudantes universitários apresentam depressão .