Capacitação ressalta importância de escutar as crianças na comunicação escolar | O Democrata

O Instituto Brasileiro de Cidadania – IBC realizou, com o apoio da Secretaria de Educação de Mairinque, uma capacitação voltada para as cuidadoras que trabalham na Creche Municipal Benedita Bretas Cruz, estendida a todas as funcionárias das creches municipais. A qualificação aconteceu no na última semana no Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec.

A palestra, chamada de “bate-papo interativo”, foi ministrada pela psicopedagoga Luciene Rodrigues, que abordou a importância de estar presente de corpo e alma no ambiente de ensino, ressaltando a relevância de escutar as crianças.

A palestrante, que já havia trabalhado com crianças portadoras de especiais, explicou sobre o peso que um olhar carrega. “Nós precisamos sentir e dar importância para o olhar, pois existem crianças que se comunicam apenas com isso. Entender o que se passa na cabeça dos pequenos é fundamental para desenvolver laços de confiança”.

Além disso, Luciene também desenvolveu atividades interativas que podem ser feitas em sala de aula e expressou sua gratidão aos educadores.

“A cultura da primeira infância é parecida com uma adolescência. As crianças fazem birra e tudo parece irritá-los. Isso acontece, pois é nessa época da vida que eles estão se desenvolvendo e absorvendo muita informação. Daí a importância de ter bons profissionais norteando o seu aprendizado”.

Joice Fernandes, diretora administrativa do IBC, comenta sobre o objetivo da instituição. “Nós acreditamos fortemente que os profissionais da educação são as figuras mais importantes do nosso país, pois são os responsáveis na formação dos cidadãos. O objetivo dessa capacitação é contribuir para o crescimento profissional e pessoal desses educadores”.

 

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.