CBA cria comissão para acompanhar Plano Emergencial da barragem de Alumínio

A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) realizou nesta quarta-feira, 10 de abril, o primeiro encontro da Comissão Mista criada com o objetivo de dar mais transparência ao trabalho de implementação do Plano de Ação Emergencial na comunidade, referente à barragem Palmital, localizada na cidade de Alumínio. A Comissão é composta por integrantes da Companhia e representantes indicados oficialmente pelo poder público dos municípios de Alumínio, Sorocaba e Itu.

Durante o encontro foram apresentados os aspectos técnicos da barragem e do Plano de Emergência. Os presentes puderam comprovar os elevados níveis dos padrões de segurança adotados pela empresa, desde o método de construção até o sistema de gestão para monitoramento e controle da estrutura. Também foram apresentadas informações sobre a zona de auto salvamento (ZAS) e zona de sonorização; bem como as etapas necessárias para instalação das 11 sirenes no município de Alumínio, cuja previsão é até o final do ano.

Outro tema abordado foram as etapas do plano de comunicação e engajamento das comunidades. Dividido em cinco fases, esse trabalho começará com o cadastramento de imóveis e da população presente na zona de auto salvamento, que deve ser iniciado em maio. A segunda fase será a definição e validação dos pontos de encontro e rotas de fuga a partir de resultado de estudo técnico conduzido por consultoria especializada. Na terceira fase, será feito o mapeamento e análise dos públicos envolvidos, quando serão levantadas as necessidades específicas para colocar em prática a próxima etapa, que são os treinamentos para o auto salvamento. Por fim, haverá a realização do simulado que deve acontecer até o fim do ano.

As reuniões da Comissão Mista serão bimestrais e realizadas ao longo de 2019, conforme cronograma de implementação das ações. O próximo encontro está previsto para junho.

Quem faz parte da Comissão Mista:

CBA: representantes das áreas de desenvolvimento humano, engenharia, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, refinaria e comunicação;

Alumínio: representantes das Secretarias de Engenharia e obras e de Meio Ambiente, Defesa Civil, Câmara de vereadores e Polícia Militar;

Sorocaba: representantes da Câmara de vereadores e da Prefeitura;

Itu: representante da Defesa Civil do município.

Sobre a CBA

Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas. Tudo isso de um jeito bem sustentável.

Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor. Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio. O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.