CIDADE INTELIGENTE POR MAURICIO PICAZO GALHARDO

Então olhei para os céus e vi a cidade…
– Quero saber apresenta:

“… Os membros do Grupo Gestor do Plano “Mais Leite, Mais Renda” do Vale do Paraíba realizou sua primeira reunião de 2019, no dia 14 de fevereiro, em Taubaté, na Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap). Durante a reunião, os representantes das entidades participantes avaliaram o trabalho realizado em 2018 e elaboraram uma agenda comum de atividades para este ano. A reunião foi conduzida pelo diretor da CATI Regional Pindamonhangaba (órgão da Secretaria e Agricultura e Abastecimento), Haley de Carvalho, com a presença de Aristeu Tranin, diretor de produção da Comevap; Wander Bastos, presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba (Assirvap), além dos demais representantes de entidades públicas e privadas, ligados à cadeia produtiva do leite da região. “Desde o nosso primeiro encontro, em 2018, elaboramos um projeto regional, a partir do qual o grupo vem cumprindo o objetivo de articular e integrar ações que possam resultar na ampliação da produção, no aumento de produtividade e na melhoria da renda do produtor de leite”, informa Haley …”

*A nossa região tem mais de 1.800 propriedades que trabalham com leite?
* É verdade que esta região tem também mais de 12 laticínios?
* Quantos litros produzem 90 vacas?

É uma excelente idéia o projeto Mais Leite, Mais Renda. Eu acredito na vocação do Brasil Rural. Segundo o IBGE a aquisição de leite cru foi de 6,30 bilhões de litros, crescimento de 0,3% em relação ao 3º trimestre de 2017 e aumento de 15,1% frente ao segundo trimestre de 2018, comportamento típico de alta entre os dois períodos, de acordo com a série histórica. Trabalhar com leite é lidar com o alimento das crianças e adultos. Brasileiros que tomam leite todo dia. Uma vaca selecionada para leite produz entre 15 e 20 litros em duas ordenhas diárias. O Brasil possui o terceiro maior rebanho leiteiro do mundo, mas ocupa uma posição modesta em relação a produção mundial de leite. Quando ouço a palavra leite lembro do Toddy de cada dia. A briga entre o Nescau e o Toddy é o mesmo da Pepsi e a Coca. Toddynho todo dia, de manhã e de tarde. Noventa vacas produzem cerca de 1500 litros de leite por dia. A produção média brasileira é de 3 à 5 Kg por dia por vaca. O Vale do Paraíba é um exemplo para a CATI Itapetininga e Sorocaba, sem dúvida alguma.
Bem, por hoje é só pessoal. Até a próximo Sábado com mais uma palavra Cidade Inteligente. Um forte abraço e boa semana à todos vocês.