Clientes da Caixa de São Roque reclamam da demora e falhas no atendimento a clientes | O Democrata

Um cliente insatisfeito da agência da Caixa Econômica Federal em São Roque decidiu denunciar a demora e as falhas no atendimento prestado aos usuários. O cliente, que preferiu não se identificar, relatou que o tempo médio de espera tem sido de aproximadamente uma hora e meia.

Segundo o cliente, a situação chegou a um ponto insustentável, levando-o a registrar uma reclamação formal junto à instituição. O principal problema apontado é o longo tempo de atendimento na agência de São Roque. Em duas ocasiões, o cliente passou mais de seis horas dentro da agência e, para sua frustração, o problema não foi solucionado.

Na terceira visita à agência, o cliente decidiu relatar sua insatisfação ao Gerente Maxuel, na esperança de obter um tratamento mais adequado. No entanto, para sua surpresa, o gerente simplesmente orientou-o a tirar uma senha e aguardar na fila, ignorando as experiências anteriores. Mesmo após explicar que já havia comparecido duas vezes e aguardado por horas para resolver a mesma questão, o cliente foi tratado de forma desatenciosa.

Diante da falta de resultados e do descaso enfrentado, o cliente informou à Caixa que pretendia expor sua experiência aos veículos de imprensa locais. Ele espera que, ao tornar público esse histórico, a agência bancária seja incentivada a tomar medidas para melhorar o atendimento, pois, infelizmente, muitos clientes insatisfeitos acabam não registrando suas reclamações.

Nossa equipe de reportagem esteve presente na agência da Caixa Econômica Federal em São Roque para investigar as reclamações de demora e falhas no atendimento relatadas. Durante nossa visita, conversamos com diversas pessoas que também expressaram sua insatisfação com os serviços prestados pela agência.

“Eu já perdi a conta de quantas vezes tive que vir aqui e ficar esperando por horas”, afirmou um dos clientes insatisfeitos. Outro relatou: “É um verdadeiro descaso com os clientes. Eles não respeitam nosso tempo e não se importam em resolver nossos problemas.”

Além disso, os clientes manifestaram frustração com o atendimento recebido por parte dos funcionários da agência. Segundo eles, a falta de empatia e a despreocupação com as situações apresentadas apenas agravam a insatisfação geral.

Diante desses depoimentos, é evidente que a questão da demora e das falhas no atendimento não se restringe apenas a um cliente isolado, mas sim a um problema recorrente que afeta a comunidade local. A falta de agilidade e eficiência no atendimento bancário tem gerado um sentimento generalizado de descontentamento entre os usuários da agência em São Roque.

É importante ressaltar que a Lei Municipal 2.921/05 estabelece diretrizes claras para o atendimento bancário na cidade, com prazos estipulados para garantir um atendimento adequado aos clientes. No entanto, a realidade vivenciada pelos clientes da agência da Caixa em São Roque parece estar em desacordo com essas regulamentações.

A lei determina que, em dias normais, o tempo hábil para atendimento não deve exceder 15 minutos. Nas vésperas e após feriados prolongados, esse prazo é ampliado para 25 minutos. Já nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, o limite é de 30 minutos, sendo proibida qualquer prorrogação além desse tempo. As agências bancárias e estabelecimentos de crédito têm o prazo de 120 dias para cumprir integralmente as disposições da lei, incluindo a instalação de relógios de ponto para registro da entrada do cliente e seu tempo de permanência na fila.

Nossa reportagem entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para obter um posicionamento oficial sobre as reclamações e verificar quais providências serão tomadas para melhorar o atendimento na agência de São Roque.

Nota da Caixa

A CAIXA informa que são valores essenciais do banco o respeito nas relações entre seus empregados e o público bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários. O banco realiza ações para aprimoramento contínuo do atendimento e para evitar filas em suas unidades.

O Banco ressalta que assume papel estratégico ao viabilizar as políticas sociais do Governo Federal e a prestação de assistência à população que mais precisa, em especial no pagamento de benefícios sociais. Nesse momento, o banco está realizando o pagamento de Auxílios e Abono Salarial para milhões de beneficiários.

A agência São Roque (SP), funciona das 10h às 15h, sendo que, antes mesmo da abertura oficial, inicia a recepção qualificada e os atendimentos preferenciais. Todos os clientes que chegam até as 15h são atendidos no mesmo dia.

A CAIXA reforça que todos caixas eletrônicos da unidade estão em funcionamento e clientes que necessitem de atendimento presencial também contam com 05 lotéricas na região, conforme relação abaixo:

  • LOTÉRICA EMEAGA: RUA ROSA OLIVEIRA 25, CENTRO;
  • LOTÉRICA SAOROQUENSE: RUA SETE DE SETEMBRO 102, CENTRO;
  • LOTÉRICA HORTELA: RUA DR. JOSE BRENHA RIBEIRO 12 – 12 – TERREO, CENTRO;
  • LOTÉRICA NOVA SÃO JOÃO: RUA FAUSTINA MARIA DAS DORES 30 – 30 BAIRRO SÃO JOÃO NOVO;
  • LOTÉRICA MAILASQUI: RUA LUIZ MATHEUS MAILASKY – 580 – CS 8,  BAIRRO MAILASQUI.

Para maior comodidade dos clientes, o banco também disponibiliza atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS, dentre outros. Por telefone, podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). A lista completa de canais de atendimento está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.