10ª Maratona de Matemática das Escolas Municipais de Mairinque estimula raciocínio e percepção motora

A Secretaria de Educação de Mairinque promoveu, na última semana, a etapa final da 10ª Maratona de Matemática das Escolas Municipais no Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec. O evento teve a participação de alunos dos 4º aos 9º anos, referentes aos Ensinos Fundamentais I e II, e contou com o apoio da Instituto Tortuga/DSM.

Participaram da atividade as escolas Mato Dentro, Cristal, Prof. Educador Paulo Freire, Prof.ª Emília Miranda Borges Pereira, Felipe Lutfalla, Gabriel Rocha, Prof. Horácio Ribeiro, Prof. Manoel Martins Villaça, Prof.ª Laraine de Cassia Aguiar, Prof.ª Maria Helena Chesine, Prof.ª Dirce Manis Rodrigues, Prof.ª Benedita Camargo Valêncio, Prof.ª Maria Ignês Blanco Abreu – MIBA, Prof.ª Maria Lúcia de Almeida Lucca Bittencourt, Prof.ª Neuza Maria Bertoncello, Sarah Mazzeo Alves e Prof.ª Thereza Caramante Chesine.

Entre os alunos dos 4º e 5º anos, a escola MIBA, do bairro Nova Mairinque, sagrou-se campeã dos 4º anos, com a Escola Márcio de Camargo, do bairro Recanto dos Eucaliptos, ficando na segunda colocação e a Escola Felipe Lutfalla, do bairro Porta do Sol, na terceira. Pelos 5º anos, a Escola Dirce Manis, do Jardim Vitória, foi a vencedora, com Felipe Lutfalla conquistando a medalha de prata, e Márcio de Camargo ficando com o bronze.

Competindo entre os 6º anos, a Escola Felipe Lutfalla conquistou o primeiro lugar da maratona, seguida da Maria Helena Chesine, Jardim Flora, em segundo lugar, e da Escola Maria Lúcia Bittencourt, Jardim Vitória, em terceiro. Entre os estudantes dos 7º anos, Maria Lúcia Bittencourt saiu vencedora, sendo que Horácio Ribeiro, Setúbal, ocupou a segunda posição, enquanto a Escola Prof.ª Thereza Caramante Chesine, Bairro Marmeleiro, terminou em terceiro.

Já a Escola Maria Ignês Blanco Abreu alcançou o primeiro lugar entre os 8º anos, seguida pela Escola Horácio Ribeiro e pela Thereza Caramante Chesine. Na disputa dos 9º anos, o grupo da E.M. Maria Lúcia Bittencourt foi a campeã, com os alunos da MIBA na segunda colocação e os da E.M. Gabriel Rocha, Bairro Sebandilha, na terceira. De acordo com a secretária de Educação, Rita Sarti Benatti, a matemática e suas aplicações estão inseridas em nosso cotidiano, embora, os conceitos matemáticos sejam tão temidos pela sociedade. “Nesse evento, asseguro que a matemática é o caminho para desenvolver novas capacidades e habilidades na construção de uma linha de raciocínio coerente desses nossos alunos. Desse modo, a maratona pode resultar no aprimoramento de suas próprias capacidades perceptivas e motoras. Deixo aqui meus parabéns a todos os participantes”.