A Matemática na educação infantil como principal ferramenta de desenvolvimento


Durante o segundo semestre de 2018, professores de Educação Infantil e Educação Física que lecionam neste segmento participaram de uma formação sobre matemática oferecida pelo Departamento de Educação aplicada em HTPCs por coordenadores pedagógicos das Unidades Escolares.

Todos os conteúdos abordados nos momentos de formação foram embasados no livro “Matemática no dia a dia da Educação Infantil – rodas, cantos, brincadeiras e histórias” de Eliane Reame. Dividido em oito módulos compostos por reflexões sobre a prática, atividades individuais e coletivas de professores e trabalhos com alunos, o estudo tratou de assuntos que permeiam o universo infantil: brincar, ouvir histórias, colecionar, pintar, dobrar, cantar, jogar. Partindo deles, contar, calcular, comparar, medir, estimar, construir figuras e resolver problemas passam a ser ações realizadas de forma natural e intuitiva pelas crianças nas escolas da rede municipal.

Com este trabalho, a proposta do departamento foi subsidiar teórica e metodologicamente os professores da Educação Infantil no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de matemática; contribuir para a reflexão individual e coletiva sobre a prática docente; apresentar propostas de trabalho para a Educação Infantil sobre noções relativas aos números, às medidas, ao conhecimento do espaço e às formas geométricas; propor instrumentos de avaliação e apresentar indicações de bibliografia e documentos públicos nacionais tendo em vista o aprofundamento de estudos.

A formação culminou em uma Mostra de Atividades de Matemática que se deu na última sexta-feira,7, na EMEI Profª. Ivonne Tagliassachi Godinho onde todos os envolvidos puderam expor registros, fotos, vídeos, jogos e conclusões do trabalho para apreciação de todos os docentes. Este momento contou com a presença do diretor do Departamento de Educação e Cultura, José Weber; a chefe de Divisão de Educação Infantil, Silvia Splendore; e supervisoras de Ensino de Educação Infantil.

Durante o evento houve a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas professoras Maria Angélica Cordovil Silvestre e Célia Regina Gonçalves da Silva com o tema: “Queridas lembranças da infância”; professora Ledjane Leite de Araújo com o tema: “O trabalho sobre a exploração dos slides do livro O dia a dia de Dadá”; professora Vanessa de Oliveira com o tema: “Jogo – Campo minado”; professora Edna da Paz Costa com o tema:“Jogo – Cara a Cara”; professoras Andreia Cristina da Silva Gomes e Priscila Ribeiro Moisés Domingues com o tema: “Trilha de Formas Geométricas e professora Andrea Eliza do Amaral com o tema ”Cidade divertida”.

Para finalizar o evento, os professores assistiram a Palestra “A Matemática e o Raciocínio Lúdico” conduzida pela professora Juliana Rúbio, pedagoga e mestre em Educação.

“Os professores chegam ao final do percurso planejado, mas não ao final do caminho que é possível trilhar em relação ao ensino da matemática na Educação Infantil. Levam consigo a certeza de que o conteúdo de nosso estudo só ganhará significado no interior de cada escola através do lúdico, da criatividade, do interesse e do prazer da criança em participar das atividades e aprender por meio delas”, celebra o Departamento de Educação.