“Alcachofras unidas jamais serão vencidas” | Cultura


Gente do bem! Falar de comida sempre me dá um prazer. Não se assuste. Não estamos em uma coluna sobre culinária. É que o tradicional prato Virado à Paulista, servido religiosamente às segundas-feiras nos restaurantes de São Paulo, acaba de se tornar Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo. O título foi dado pelo Condephaat.

Patrimônio Cultural Imaterial são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade.

Aqui pela terrinha temos a alcachofra, que nos destaca como maiores produtores no Estado de São Paulo. Segundo consta nos autos históricos os italianos foram os responsáveis por trazerem a iguaria para São Roque. E sim, já temos ótimos exemplos de sucesso no trato desta “parente distante” das margaridas e dos girassóis. Mas você sabia que muitas cidades têm pratos típicos que servem como atrativo turístico cultural?

Normalmente tudo começa com uma pesquisa envolvendo alunos, professores, pais e a comunidade em geral. Os mais idosos são fundamentais neste processo. Eles sabem de tudo! Enfim, sou da tropa de choque das alcachofras. Concursos, festas, festivais e outras iniciativas poderiam ajudar a aumentar ainda mais as oportunidades de colocar “São Roque City” nos flashes das cidades celebridades.

Rogério Alves – maestro e produtor cultural

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.