Beba menos – Beba melhor


O lema, “beba menos, beba melhor”, vem ganhando força a cada dia entre os consumidores de cerveja no Brasil. Já representamos 5% do consumo de cerveja especiais do mercado. O fato se deve ao público brasileiro prezar pela qualidade em primeiro lugar.

A sofisticação do consumidor brasileiro de cervejas está diretamente ligada aos números da última pesquisa divulgada pela Mintel, revelando que, mais da metade, 57% deles, afirmam preferir beber pequenas quantidades de cervejas mais caras, ao invés de grande quantidade de cervejas de custo inferior. Esse comportamento é ainda mais perceptível em consumidores de maior poder aquisitivo.

A pesquisa também revelou que os homens são mais propensos do que as mulheres a preferir cervejas nacionais: 47% contra 41%. Com relação às marcas internacionais, as preferências são quase iguais: 26% para homens e 23% para mulheres.

Ana Paula Gilsogamo, especialista em Alimentos e Bebidas, da Mintel, analisa: “A nossa pesquisa indica que os consumidores, principalmente os mais jovens, são atraídos por sabores novos e interessantes ao provar novos tipos de cerveja. As marcas podem, portanto, investir em sabores inovadores e exóticos para atrair esse público por meio da curiosidade”.

A pesquisa também revelou que os consumidores tendem a relacionar cervejas artesanais à qualidade dos ingredientes e a sabores inovadores. Quando perguntados sobre quais fatores definem uma cerveja artesanal, quase metade dos consumidores, 45%, respondeu “ingredientes de alta qualidade”; 43% mencionaram “sabores únicos/inovadores” e 34% citaram “ingredientes/métodos de fermentação tradicional”.

A pesquisa também abordou a questão das cervejas artesanais serem adquiridas por empresas maiores. De acordo com o levantamento da Mintel, 40% dos consumidores concordam que diminui a qualidade após essa negociação, mesmo a grande indústria prometendo que entraram só para agregar tecnologia e logística.

Naturalmente, as cervejarias independentes produzem cervejas de melhor qualidade, ainda mais com a grande quantidade de cervejas colocadas a venda diariamente nos PDVs.

Beba menos, beba melhor!
Para produzir sua própria cerveja entre em contato pelo
e-mail [email protected]
Instagram @roger_santiago_o
#culturacervejeirasr

Por Rogério Santiago