“Del Paraguay directamente a San Roque” | Cultura

Esta semana tive o privilégio de conversar com o Maestro Daniel Regis dos corais “Cantemos coral” e “Bel Canto” os dois da cidade de Carmen del Paraná no Paraguai. Os dois grupos estarão no VII Sanctus – Festival Internacional de Musica Sacra que acontecerá em São Roque entre os dias 31 de Agosto a 2 de setembro, e que tem a produção da empresa DA ARTE.

O maestro Daniel é violinista formado no Paraguai e de 1999 a 2016 foi Coralista e pianista do coro dirigido pelo maestro Javier Gologorski por onde fez uma turnê pela Europa além de diversos cursos de regência com o mesmo grupo. Fiquei curioso em saber se no seu país existe mais incentivo pela cultura do que aqui. Acho que não é muito diferente. Ele conta que pelo menos na área de canto coral o Governo tende a apoiar somente os grandes eventos. Já na cidade dele o incentivo é maior. Por lá quem começou o movimento da arte coralística foi a professora Nancy Lysak da Zube.

O mais lindo nesta história é que a filha desta professora hoje é pianista do coro. Aliás, ele conta que mesmo com pouco incentivo existem muitos e bons corais por todo o país comprovando o histórico de excelentes representantes da música canto coral do Paraguai.

Conheci um dos corais do maestro no Festival Internacional de Criciúma. Um grupo de “hermosas chicas” que encantaram a todos com suas doces vozes e extrema simpatia. Agora é aguardar para recebê-las em nossa cidade de braços abertos. “Gostaria de dizer a todos os amigos de São Roque que esperamos vê-los em breve e encontrá-los para um grande abraço em forma de música coral. Estamos contando os minutos para compartilhar bons momentos com todos vocês”, declarou o maestro Daniel Regis.

Rogério Alves – maestro e produtor cultural

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.