Festival Regional de Teatro acontece neste fim de semana em Sorocaba com grupos da região

Grupos de teatro de 11 cidades da região se reúnem para oferecer arte e diversão

O FESTÃO – Festival Regional de Teatro vai acontecer nestes dias 8 e 9 de fevereiro, na Praça Frei Baraúna, em Sorocaba. Participarão 24 grupos de teatro de 11 cidades da região metropolitana de Sorocaba (Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, São Roque, Mairinque, Piedade, Cerquilho, Iperó, Pilar do Sul, Tatuí e Boituva), que apresentarão espetáculos gratuitamente para o público da cidade.

A proposta dessa festa é a de ser um festival regional de teatro, semestral, itinerante, não competitivo, que possa mostrar a produção teatral da região para estas cidades, isto é, oferecer arte e diversão e, também, se tornar uma vitrine das artes cênicas da RMS. A ideia é também fortalecer os vínculos entre os produtores e artistas da recém-criada Rede de Teatro Regional.

O FESTÃO na sua primeira edição visa a confraternização dos coletivos, grupos e artistas da região; dar visibilidade as produções teatrais da região metropolitana; promover trocas e possibilitar ao público apreciar vivenciar a diversidade da produção teatral regional e ser a atividade “carro-chefe” da futura associação de teatro regional (que é discutida desde setembro de 2018 em reuniões mensais)

Neste primeiro FESTÃO a Secretaria da Cultura de Sorocaba – SECULTUR é parceira com toda a infraestrutura do evento, bem como o DOIS ponto OITO (teatro-bar) (palco e apoio logístico) no SBC Clube 28 de setembro. Conta, também, com apoio do SENAC Sorocaba.

No FESTÃO serão 24 horas de atividades teatrais, com início às 17h, no sábado, 8, na Praça Fernando Prestes – em seguida acontecerá um cortejo cênico até a Praça Frei Baraúna. Na programação do FESTÃO há espetáculos adultos (dramas e comédias), infantis e duas oficinas. É importante destacar que para as crianças foi reservado o período da manhã do sábado com cinco espetáculos, a partir das 9h.

Ao todo o FESTÃO é composto por 22 espetáculos, duas oficinas de teatro e 292 artistas envolvidos diretamente neste festival. O próximo FESTÃO acontecerá, no segundo semestre, na cidade de Boituva.

SERVIÇO

Evento: FESTÃO – FESTIVAL REGIONAL DE TEATRO.
Dias: 8 e 9 de fevereiro
Local : Praça Frei Baraúna – Centro Sorocaba
DOIS ponto OITO: teatro-bar – Rua Machado de Assis , 112. Centro Sorocaba
Horários: sexta 17h às 24h / sábado 9h às 22h