Emprego cresce no primeiro quadrimestre | O Democrata

No primeiro quadrimestre de 2018 as admissões feitas em São Roque, segundo o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, superaram os desligamentos em 5,4%, apontando uma variação absoluta positiva das admissões que totalizaram 2.644 empregos formais em São Roque. Nas 15 cidades pertencentes à microrregião de Sorocaba foram mais de 52 mil contratações.

No mesmo período, o PAT – Posto de Atendimento do Trabalhador, captou 227 vagas, destas, 22,5% foram aumento do quadro, o que sinaliza o crescimento da oferta de vagas no município. O empreendedorismo também se destaca e conta hoje com um total de 3.097  microempresas (MEIs) abertas no Portal Federal cadastradas em São Roque até 02/06/2018. Um cenário favorável ao crescimento dos pequenos negócios locais, que formalizados têm mais chances de conseguirem realizar um maior número de vendas, conquistar mais clientes, solicitar financiamentos e empréstimos, participar de licitações, receber subsídios do governo, entre outros benefícios.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é um dos principais meios de contratação das empresas. Por meio dele, as empresas e pessoas físicas podem anunciar gratuitamente vagas de emprego e o cidadão que está em busca de contratação no mercado de trabalho também ganha, pois o atendimento é gratuito.

Além da disponibilidade de vagas de emprego, o PAT oferece palestras e cursos de orientação profissional, emissão de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra, parcerias com empresas, entre outros serviços aos trabalhadores e empregadores. Confira as vagas disponíveis no PAT de São Roque nos classificados, página A6.

Sobre o PAT

Nos PATs são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.

Os PATs foram implantados em 1994. Hoje, a rede estadual, dividida em 21 Centros Regionais, é composta por 256 unidades, sendo 55 delas instaladas em unidades do Poupatempo.

De 1997 a dez/2016, os PATs foram responsáveis por quase 22 milhões de inscrições, 8.5 milhões de vagas cadastradas, quase 18 milhões encaminhamentos de trabalhadores para vagas, e mais de 2 milhões de trabalhadores (re) colocados no mercado de trabalho, além da emissão de 11,4 milhões de CTPS. De 2000 a dez/2016, os PATs ainda fizeram mais de 14,5 milhões de habilitações ao Seguro-Desemprego.

 

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.