Camiseta esportiva com proteção solar é aposta nas corridas de rua | Esporte

Seja por causa da saúde ou um novo estilo de vida, as atividades físicas ao ar livre, como a corrida, estão ganhando cada vez mais adeptos. Mas muitas pessoas se esquecem que a pele é uma das partes que mais sofrem no decorrer dos exercícios. O uso do protetor solar e outros cuidados são essenciais.

Por isso, novos métodos de prevenção estão surgindo no mercado, como as camisetas com proteção solar, que protegem o atleta na hora da corrida, além de contribuir com seu desempenho.

O atleta Tiago de Oliveira Pires, de 30 anos e morador de Ibiúna (SP), pratica corrida de rua há mais de dois anos e conta que a camiseta com proteção o auxilia nas provas e nos treinos ao longo da semana. “Quando usava camisa normal, esquentava muito mais. Com proteção de fator 50 melhorou meu rendimento.”

“Participo de provas de 5 km, 10 km, 15 km e 21 km. A camiseta com proteção solar me ajuda muito, me sinto mais leve e protegido”, afirma Tiago.

Já Victor Hugo Sá e Silva, de 24 anos, é sorocabano, atleta de triathlon há quatro anos e classifica a vestimenta como confortável. Para ele, que treina sete dias por semana, essa nova camiseta ajuda a manter a temperatura do corpo, se comparada a outros tecidos. “A camiseta com proteção é uma das mais confortáveis que tenho, além dela, uso protetor solar de fator 60.”

A médica dermatologista Juliana Figueiredo Barberatto, de Sorocaba (SP), explica que a pele é sensível e precisa de cuidados diários. Ela explica que a peça é indicada para praticantes de exercícios dentro da água, natação, pesca esportiva, entre outros.

Ainda segundo Juliana, mesmo em dias chuvosos ou nublados, a eficácia da camiseta é a mesma.

“Os fatores de proteção desses tecidos chegam até 50, protegendo até 97,5% da radiação ultravioleta. A camiseta com proteção funciona como uma barreira mecânica. O tecido é tratado com um banho químico, que reforçam os níveis de proteção UVA e UVB de um tecido. Na hora da exposição ao sol, a roupa não permitirá que a pele absorva a radiação”, explica.

A exposição aos raios solares diariamente e sem proteção pode acarretar em manchas, fotoalergia e queimaduras. Para a dermatologista, as reações ao sol podem ser tardias e perigosas. “Devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, a exposição pode causar envelhecimento cutâneo e alterações celulares que, através de mutações genéticas, pode contribuir com o câncer de pele.”

O protetor solar embutido na camiseta auxilia atletas em atividades distintas, que demandam maior exposição ao sol. Para Juliana, todo cuidado é pouco e a indicação para quem vai ficar exposto é aplicar o protetor solar por todo o corpo e evitar o sol das 10h às 16h.

“A camiseta é uma boa iniciativa para atletas que praticam atividade ao ar livre ou ficam muito tempo dentro da água e expostos ao sol”, completa Juliana.

Outro ponto destacado por Juliana é o processo correto de lavagem da mesma. “Na hora de lavar a camiseta, o atleta deve tomar alguns cuidados como não usar alvejantes químicos, secar à sombra e não guardá-la molhada para evitar seu desgaste”, orienta a dermatologista.

Observar a marca do produto e os certificados de qualidade e segurança também é importante, segundo a especialista.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.