Mitos sobre o CrossFit


Fábio Dechichi, um dos atletas mais condicionados do país explica sobre a modalidade que mais cresce no mundo

O CrossFit é uma modalidade esportiva que ganha adeptos e vem conquistando as pessoas tem alguns anos. A modalidade que une força, ginástica, aeróbica e condicionamento chegou no Brasil 2009, quando Joel Fridman montou o primeiro box credenciado no Brasil. Seis anos depois, já haviam 300 box montados. No começo desse ano a marca CrossFit divulgou que já havia ultrapassado a marca dos mil box credenciados.

Os mitos do esporte

Como tudo que é novidade, o esporte gerou muitas polêmicas. Entre elas de que o esporte pode machucar ou causar lesões. Mas Fábio Dechichi, atleta de alto rendimento que já competiu até fora do Brasil, explica que isso tem muito a ver com o começo do esporte. “Em 2009 os atores globais começaram a treinar e expor que estavam ficando condicionados por conta do CrossFit. Não existiam muitos box, então os educadores físicos viram uma forma de ganhar dinheiro. Só que o CrossFit precisa de treino e credenciamento, e essas pessoas que abriram no começo não tinham. E quem começou a fazer com eles começou a se lesionar muito porque não havia conhecimento prático e teórico e aí as pessoas saem falando que machucaram treinando CrossFit. Foi onde surgiu o mito de que o CrossFit machuca”, explica o atleta Fábio Dechichi.

Além desse mito, um muito comum é achar que o esporte é direcionado apenas para a elite, para atletas já muito condicionados. “98% das pessoas que fazem CrossFit buscam qualidade de vida. O esporte visa atender criança, adolescente, terceira idade, pessoas que buscam recuperar lesões, deficientes. É inclusivo e destinado a qualquer pessoa e não apenas atletas”, explica Dechichi.

A modalidade vem crescendo tanto que esse ano o campeonato CrossFit Games, o maior da modalidade, foi pela primeira vez no Brasil. “Os atletas muito bem condicionados são aqueles que buscam levara modalidade como esporte de alto rendimento, seguem como carreira de atletas e se dedicam para isso mas o CrossFit é para todos”, conclui Fábio Dechichi.

Fábio Dechichi no CrossFit

Fábio começou sua carreira como atleta ainda criança quando competia judô. Adulto, conheceu e se apaixonou pelo CrossFit e decidiu que se dedicaria apenas a essa modalidade. Hoje coleciona medalhas e títulos, recentemente foi considerado no Torneio CrossFit Brasil 2018, o nono atleta mais condicionado do país e no Regionals do CrossFit Games 2018 foi considerado o décimo sétimo atleta mais condicionado da América Latina. Dechichi é de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais.

Fonte: Fábio Dechichi