Estação Ferroviária de Mairinque tem atividades culturais para o público

O Departamento de Cultura de Mairinque atenta a população sobre os dias de visita à Estação Ferroviária da Vila Sorocabana. O prédio, que é patrimônio histórico do Estado de São Paulo tombado pelo CONDEPHAAT, está aberto de segunda a sexta-feira, com as visitações acontecendo no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h30.

A Estação de Mairinque, inaugurada em 1906 como primeiro prédio em concreto armado do Brasil, conta com museu que reúne diversas fotos, uniformes, peças e objetos, responsáveis por contar a história ferroviária de Mairinque e de outras cidades da região. No local, também é possível ver de perto toda a estrutura da construção pioneira na arquitetura moderna brasileira, inspirada no design da Art Noveau, movimento artístico nascido na Europa durante o final do século XIX.

Vale lembrar que a Estação Ferroviária também recebe visitas pedagógicas, previamente agendadas. As escolas interessadas em participar da atividade podem entrar em contato com a Secretaria de Educação, através do número (11) 4718-9090.

A Estação Ferroviária de Mairinque está situada próxima à Praça Sen. José Ermírio de Moraes, com o acesso feito pela Passagem Braz Batista da Silva, que interliga a Vila Sorocabana ao Centro da cidade. Para mais informações sobre as visitas ao museu, basta entrar em contato com o Departamento de Cultura pelo telefone (11) 4718-2608.