Festa do Centenário de São Sebastião acontece neste fim de semana

Milhares de pessoas celebram, neste fim de semana e nos próximos dias, o centenário de São Sebastião, santo protetor de Ibiúna, na maior festa religiosa do município, que recebe fiéis e turistas de diversas cidades.

Como reza a tradição, na sexta-feira (24), às 11 horas, os cavaleiros partiram da rotatória da CPFL em direção ao bairro do Pocinho, localizado no Sertão, onde se encontra a capela de São Sebastião, a cerca de 27 km da cidade.

Às 19h30, houve o encerramento da novena na igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores; às 20h30, se realiza missa e procissão luminosa no Sertão.

Neste sábado (25), às 6h, realizou-se a missa da saída dos romeiros que trazem a imagem de São Sebastião para a cidade; às 12 horas, realiza-se missa na Fazenda Santa Maria, no bairro do Piaí.

Às 17h30 (previsão) a imagem chega na avenida São Sebastião (coreto) e segue para a praça da Matriz, onde haverá missa. Na praça haverá diversas barracas e contêineres de alimentação com comidas típicas.

Os romeiros, a pé, a cavalo, bicicleta, moto, ônibus, caminhões, desfilam ao longo da avenida São Sebastião, descem a rua XV de Novembro até chegar à praça da Matriz. Essa passagem, testemunhada por milhares de pessoas, dura horas.

A Festa de São Sebastião é ato de devoção da promessa feita ao santo mártir do cristianismo, por ter livrado o povo ibiunense da gripe influenza espanhola, em 1918, que matou 40 milhões de vidas em todo o mundo, mas não chegou a Ibiúna.

SEQUÊNCIA

26 DE MAIO (DOMINGO)
10h. MISSA DOS FESTEIRINHOS
LOCAL: MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES (CENTRO).
18h. PROCISSÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. APÓS, MISSA NA PRAÇA DA MATRIZ.

27 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)
18h. PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO E DO DIVINO ESPÍRITO SANTO,
APÓS, MISSA NA PRAÇA DA MATRIZ.

28 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
07h. MISSA DE DESPEDIDA DA IMAGEM
LOCAL: MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES (CENTRO).
12h. MISSA
LOCAL: FAZENDA SANTA MARIA (BAIRRO PIAI).
15h. MISSA
LOCAL: SERTÃO (BAIRRO POCINHO).
17h. MISSA “CHEGADA DA IMAGEM”
LOCAL: SERTÃO (BAIRRO POCINHO).

Fonte: Revista Vitrine