Festival de Cerejeiras Bunkyos reúne comunidade e visitantes para celebrar cultura japonesa | O Democrata

No último fim de semana, de 7 a 9 de julho aconteceu no bairro do Carmo a 22ª Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos, evento que acontece anualmente no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, um local onde existem cerca de 400 pés de sakura, de três tipos de cerejeiras: a Okinawa (rosa forte), a Himalaia (flores miúdas de rosa claro) e a Yukiwari (rosa claro).

O prefeito Cláudio Góes abriu oficialmente a festa, que contou com a participação do Consul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e de autoridades da região, além de líderes de entidades nipo-brasileiras e também da comunidade japonesa. Na ocasião também foi instaladaa pedra fundamental para as obras da 1ª fase do plano de ocupação arquitetônica e paisagística do Centro Esportivo Kokushikan. “Em nome da presidente da Comissão Organizadora, Teruxo Kamitsuji, parabenizo a todos os que se dedicam para que o Festival seja sempre um sucesso”, disse Góes.

O Sakura Matsuri celebra o fim do inverno e a chegada da primavera e é marcado por diversas festividades em torno do hanami, ato de contemplação das flores de cerejeira.

No Brasil, os sakura florescem entre julho e setembro, dependendo do clima do local onde estão, e são o cenário de diversas festas da comunidade nipo-brasileira. Entre elas, o Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos, que chega a sua 22ª edição e faz parte do calendário turístico da cidade de São Roque.

Além da florada das cerejeiras, entre as atrações do evento aconteceram atividades culturais e shows artísticos, bem como uma solenidade para prestar homenagem às personalidades e entidades que colaboraram ao longo desses anos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.