Alerta para novos rompimentos de barragem é acionado e população tem que ser evacuada de duas cidades de MG

Duas cidades de Minas Gerais amanheceram em alerta para novos rompimentos de barragem após sirenes de emergência soarem durante a madrugada desta sexta-feira (8). Em Barão de Cocais, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, ao menos 500 pessoas foram desalojadas e levadas para um ginásio da cidade.

O município não tem bombeiro militar e voluntários estão atuando no momento, além da Polícia Militar e de bombeiros militares de Nova União. Em conversa com a rádio BandNews FM, o bombeiro voluntário Thiago Hosken disse que os moradores temem o rompimento da estrutura.

A barragem é de responsabilidade da Vale, mesma empresa responsável pela estrutura de Brumadinho que cedeu, deixando 157 mortos e 182 desaparecidos. Em nota, a mineradora afirmou que está intensificando as inspeções no local de risco. “Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”, disse.

A prefeitura de Barão de Cocais publicou no Facebook que a cidade entrou no Nível 2 de risco, e afirmou que há um desnível na estrutura e que ônibus da Vale e veículos de apoio fazem um evacuação por precaução.

Itatiaiuçu

Em Itatiaiuçu, 72 quilômetros de Belo Horizonte, os moradores do povoado de Pinheiros receberam o alerta para retirada às 4h desta madrugada. A sirene teria sido acionada após problemas estruturais terem sido descobertos em uma mina da ArcelorMittal no município. As pessoas foram cadastrados e levados para um hotel da cidade.

Fonte: Metro Jornal