Campanha ambiental em escolas da cidade aborda reutilização de plásticos para proteger a biodiversidade

A campanha Ao Redor da Ibero-América, concurso ambiental promovido pela Veolia Brasil, juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e parceria com a Suzano Papel e Celulose, com alunos do 5º ano de escolas municipais, chega à sua 14ª edição. O tema abordado esse ano é Reciclagem e Reutilização de Plásticos, com o objetivo de mostrar as diferentes formas de utilizar o material de forma responsável e criativa. A temática aborda a proteção e biodiversidade dos oceanos, uma vez que esse assunto tem se tornado o centro de debates para eliminar o descarte de plásticos nos oceanos em prol de um meio ambiente saudável e protegido para os animais marinhos.

A campanha Ao Redor da Ibero-América é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia tem atividades: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Do Brasil participam escolas municipais do Estado de São Paulo: Sorocaba, Iperó, Alumínio e Vale do Paraíba e Santa Catarina: Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Palhoça, Camboriú, Blumenau e São José. Em Alumínio, participam alunos das escolas João de Almeida, Profª Isaura Kruger, Com. Rodovalho, José Joaquim Silva, Engº Antonio de Castro Figueirôa, Manoel Netto Filho e José Jesus Paes.

Neste mês de agosto, os professores trabalharão em sala de aula atividades com o tema abordado na campanha com o material do Ao Redor da Ibero-América. Cada aluno irá preparar um aquário feito com materiais recicláveis e um animal marinho que deve ser protegido no oceano. O vencedor nacional ganhará uma viagem pedagógica para a Colômbia, em setembro, onde encontrará com os ganhadores dos outros países participantes.

“Esta campanha levanta uma questão muito importante, a preservação da vida no meio ambiente e dos recursos naturais. Leva também à reflexão sobre o que fazemos e o que podemos fazer para deixar um Planeta mais saudável para essa e as próximas gerações. Sobretudo, a campanha é uma oportunidade de incentivar as crianças que ainda estão em formação a serem agentes de transformação na própria comunidade.”, destaca o diretor geral da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

Sobre a Campanha Ao Redor da Ibero-América. A Campanha Ao Redor da Ibero-América teve início em 2005 com o objetivo de garantir que as crianças sejam ambientalmente informadas e preparadas para desenvolver atitudes e habilidades práticas que melhorem sua própria qualidade de vida e da comunidade onde vive. Por essa razão, o treinamento é focado em questões como sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, que as educa em valores de respeito à diversidade, ao espaço comum, social e cultural e às vidas de todos os seres vivos do planeta.