CIEE oferece quase mil vagas de estágio na região


Quase mil vagas de estágio estão sendo oferecidas na região de Sorocaba. Profissionais de Recursos Humanos afirmam que quem faz estágio durante a faculdade tem muito mais chance de entrar no mercado de trabalho.

Aline Cardoso é estudante de Direito, está no quinto semestre e fazendo o primeiro estágio. Ela trabalha no setor jurídico do Parque Tecnológico de Sorocaba, local que abriga startups, ou seja, empresas que desenvolvem novos projetos ou serviços.

A estudante está há um ano na função e diz que já aprendeu bastante. “Tenho contato com Direito Público, entendo sobre administração pública, processo administrativo e aqui eu aprendo supervisionada, orientada. Então, está sendo bem interessante”, contou a estudante.

O Parque Tecnológico, que é ligado à prefeitura, tem 14 estagiários em diferentes áreas. Uma oportunidade para se desenvolver e capacitar. Mas, segundo o presidente, a empresa também ganha muito.

Pelo menos 60% dos estagiários são efetivados no mercado de trabalho. É o que diz uma pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que abriu quase mil vagas de estágio para toda a região.

Os jovens serão contratados no máximo até o início de março. Entre as áreas que mais oferecem oportunidades estão Marketing, Administração e Pedagogia.

Todos passam por processo seletivo. A inscrição para concorrer a uma vaga pode ser feita pela internet ou na sede do CIEE. O supervisor regional passou algumas dicas para quem tem interesse.

“Que se preparem para o processo seletivo e que possam conhecer a empresa na qual eles vão fazer a entrevista, pesquisar sobre a atuação dela”, diz Valdir Martins Filho.

O supervisor diz ainda que existe no site do CIEE o “Saber Virtual”, uma plataforma de cursos online. “Lá, ele [candidato] vai ter algumas trilhas de orientação profissional, postura profissional, processo seletivo, currículo. É uma forma do estudante se preparar para aquele momento.”

O Centro de Integração Empresa-Escola fica na Rua Rui Coelho de Oliveira Filho, 119, no Jardim Faculdade.

Matéria: G1