“Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” 

A reflexão do filósofo Confúcio tem atravessado gerações, mas muitos parecem não entender a importância de seguir esse “conselho”. A cada dia que passa, vejo muita gente insatisfeita com o que faz e esse é um dos grandes motivos para o mau desempenho nas mais diversas áreas.

Se relacionar com o trabalho dentro e fora das empresas tem se tornado um grande desafio para todos. Todos querem resultados rápidos, cobranças de desempenhos, metas a serem batidas. E tudo isso nos custa muito, principalmente o tempo, que não tem volta e, na maioria das vezes, é vivido longe da família.

O filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível” retrata bem esse tema. Robin no filme é a versão crescida do menino que brinca com o ursinho Pooh e seus amigos. Mas quando ele cresce, perde todo o encanto da vida e até seu poder de imaginação. E é preciso que Pooh volte à sua frente para que ele se reencontre e descubra quais na verdade são as coisas importantes na nossa vida.

Só amar o que faz não é suficiente para ter resultados. É preciso sim amar as pessoas, amar sua família, e todos que lhe são importantes. Seu negócio ou seu trabalho prosperará quando você deixar de olhar as pessoas somente como um “cifrão”, mas olhá-las por dentro.

Sabemos que nem sempre é possível fazer o que realmente se gosta devido às circunstâncias vividas ou à dificuldade de fazer o negócio dos seus sonhos prosperar. E é por isso que transformar o trabalho em algo prazeroso é tão importante para que o desempenho seja bom. Se não pode fazer nesse momento a mudança que sonha, seja o melhor que puder neste momento, isso também lhe renderá frutos. E uma coisa eu te digo: nunca deixe de tentar!

Errar por amor faz parte, e ainda mais, se disso depende a sua realização e felicidade. Lidar com um cliente ou um serviço é muito mais que um negócio, é proporcionar alegria, felicidade, e, às vezes, até amor para a pessoa que recebe.

Seu cliente precisa de amor. Você precisa de amor. Somente amando o que se faz é possível permitir que uma pessoa se lembre de você como alguém que faz a diferença.

Um abraço!

Roque Gonçalves

Palestrante e treinador

www.roquegoncalves.com.br