Prazo para vacinar rebanho contra febre aftosa termina nesta sexta-feira | Geral


Termina nesta sexta-feira, (30), a segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado de São Paulo.

A estimativa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é de que sejam vacinados 4,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com idade de zero a 24 meses, sendo proibida a vacinação de outras espécies animais.

Este ano, o Estado adotou uma nova estratégia de imunização contra a doença, para uniformizar o sistema com o calendário dos demais estados da Federação, com vistas à retirada da vacinação em 2021.

O calendário ficou definido com a primeira etapa sendo realizada no mês de maio com a vacinação de todos os bovídeos independente da idade e a segunda etapa sendo realizada no mês de novembro com a vacinação de bovídeos de zero a 24 meses de idade.

A vacinação é obrigatória. Deixar de vacinar ou de comunicar a vacinação sujeita o criador a multas de 5 Ufesps (128,50 reais) por cada cabeça do rebanho por deixar de vacinar e 3 Ufesps (77,10 reais) por cabeça por deixar de comunicar a vacinação. O valor de cada Ufesp – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 25,70 reais.

O criador tem até o dia 07 de dezembro, para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).

Cuidados na Vacinação:

Para que o rebanho fique protegido contra a Febre Aftosa, os criadores devem seguir os seguintes cuidados:

Adquirir as vacinas somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenaria de Defesa Agropecuária. A legislação proíbe o uso de vacinas adquiridas em etapas anteriores.

A vacina deve ser mantida entre 2 a 8 graus centígrados, tanto no transporte como no armazenamento, usando uma caixa de isopor, com no mínimo dois terços de seu volume em gelo. A vacina nunca deve ser congelada.

Escolher a hora mais fresca do dia para realizar a vacinação e classificar os animais por idade e sexo, para evitar acidentes durante a vacinação. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos.

Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dose padrão (5ml) em todos os animais.

Aplicar no terço médio do pescoço (tábua do pescoço), embaixo da pele.

Brucelose

Devem ser vacinadas todas as fêmeas de bovinos e bubalinos entre 3 e 8 meses de idade. A vacinação é obrigatória.

O criador tem até o dia 07 de dezembro para comunicar a vacinação contra Brucelose ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado GEDAVE.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.