Sorocaba é o segundo município do Estado com maior aumento de mortes no trânsito

Em 2018, cerca de 5 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito somente no Estado de São Paulo. Os números envolvem automóveis, caminhões, motocicletas e ônibus, são do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e foram compilados pela empresa Veltec, desenvolve tecnologias para segurança e redução de custos em operações logísticas.

Guarulhos foi o município com maior alta no número de vítimas fatais no ano passado, com 138, um aumento de 37 casos comparado a 2017. O automóvel foi o meio de transporte que mais alavancou essa estatística, com 35% dos acidentes. Sorocaba e Ribeirão Preto tiveram 84 e 80 vítimas fatais – respectivamente a segunda e a terceira localidades com maior elevação de mortes de um ano para o outro.

“O uso de celulares e a distração do motorista enquanto dirige são algumas das infrações que o equipamento desenvolvido pela Veltec identifica e faz alertas. O Vsafe também é detecta sinais de fadiga e sonolência, orientando imediatamente o condutor a parar e descansar”, explica Giovani Penha, diretor de Tecnologia da Veltec.

Além de controlar o comportamento do condutor dentro da cabine, o aparelho também monitora condições externas. Por uma câmera frontal, é possível detectar a distância mais segura do veículo à frente e indicar quando o motorista realiza trocas de faixas sem a devida sinalização. “O uso da tecnologia pode reduzir em até 86% o risco de acidentes nas estradas” – conclui Penha.