‘Tijolos’ de isopor tornam imóveis mais arejados e diminuem ruídos | Geral

Não é novidade que o noroeste paulista é conhecido pelas altas temperaturas e, para criar ambientes mais arejados, cinco casas estão sendo construídas com blocos de concreto “recheados” com isopor.

De acordo com a empreendedora Dayana Almeida, a proposta torna o ambiente termo-acústico, ou seja, mais arejado e com menos ruídos externos. O método também não produz resíduos, já que os blocos são colados e não utilizam argamassa como no caso da construção de uma casa com um tijolo comum.

As casas serão construídas no bairro Menezes e o alicerce é comum, igual aos das casas com tijolos tradicionais. No entanto, a empreendedora garante que é possível levantar as paredes de uma casa feita com os blocos de concreto e isopor em quatro dias.

“É muito mais fácil construir porque economizamos uma pessoa, já que não há o uso de argamassa. São dois serventes e um pedreiro, enquanto um passa a cola, os outros colocam o bloco. É tudo muito rápido. Por exemplo, em uma casa feita em 40 dias, nós conseguimos entregar em uma semana. A economia com a mão de obra é reduzida ao final da obra.”

Já em relação aos blocos, Dayana afirma que é praticamente o mesmo valor da construção com tijolos tradicionais.

“Para mim, a principal vantagem é a temperatura. Só de chegar em uma casa arejada no noroeste paulista é maravilhoso. Os proprietários da franquia são de Rio Preto, conheceram o produto em Minas Gerais e trouxeram a franquia pra cá justamente por conta da temperatura daqui.”

Dayana conta que a ideia surgiu quando adoeceu e teve de ficar de repouso. Uma amiga estava na Europa e começou a mandar fotos das estruturas diferenciadas dos imóveis.

“Lá a parede é colocada inteira por um caminhão muck. Eu achei a ideia interessante e decidi estudar e adaptar para implantar no Brasil”, lembra. “Hoje já temos casas construídas com os blocos em Minas Gerais, na África, Estados Unidos e agora em São José do Rio Preto (SP)”, conclui.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.