Veículos que passarem acima de 40 km/h nas cabines de pedágio serão multados | Geral

Fiscalização tem o objetivo de garantir mais segurança nas pistas automáticas; limite de velocidade é de 40 km/h e haverá multa para quem exceder

A Arteris ViaPaulista, empresa integrante do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, iniciará, no dia 11 de fevereiro, a operação do sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática das três praças de pedágio sob sua administração. O limite máximo permitido na via é de 40 km/h. O usuário que transitar pela via acima da velocidade receberá multa de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A medida é exigida pelo contrato firmado junto ao Governo do Estado, fiscalizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), e tem como objetivo ampliar a segurança na passagem de veículos que utilizam esse sistema de pagamento.

Nas pistas de cobrança automática, os motoristas não param para realizar o pagamento da tarifa, pois o desconto é feito pelo equipamento conhecido como TAG
(dispositivo eletrônico que libera a passagem e é comercializado pelas operadoras Sem Parar, ConectCar, Veloe/Alelo, Move Mais e DBtrans). “Estabelecer um limite de velocidade nessas pistas auxilia na redução de colisões traseiras e choques contra as cabines das praças de pedágio, garantindo mais segurança para os usuários e colaboradores que atuam no local”, explica o gerente de Operações da Arteris ViaPaulista, Ricardo Gerab.

Os primeiros pontos de cobrança da concessionária estão localizados em Boa Esperança do Sul (quilômetro 117+220m), Jaú (quilômetro 165+600m) e Coronel Macedo (quilômetro 331+500m), todos na SP-255. Assim como as demais empresas do Programa de Concessões, a Arteris ViaPaulista não atua no policiamento, fiscalização e aplicação de multas. O contrato prevê que a concessionária apenas instale e mantenha em condições de operação os sistemas de fiscalização de velocidade. A gestão de multas é responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “É fundamental também que o usuário verifique se o TAG está fixado no local correto, conforme determinação da empresa operadora. Ao se aproximar da praça, o motorista deve reduzir a velocidade do veículo e observar as indicações dos semáforos”, explica Gerab.

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