Grupamento de Bombeiros de Mairinque comemora 37 anos

O Grupamento Municipal de Bombeiros de Mairinque – GMB comemorou nesta última terça-feira (15), o 37º ano de serviço na cidade. Para celebrar mais um aniversário, os membros da corporação realizaram atividades a fim de valorizar o trabalho efetuado durante todos esses anos.

Foi promovido na sede da corporação, um café da manhã com a presença do Secretário de Governo, Rogério Manão e do Coordenador de Segurança e Trânsito, “Comandante” Antônio Carlos da Silva, que fizeram a entrega de certificados de “Honra e Mérito” para todos os servidores públicos.

O Coordenador da Defesa Civil e Comandante do Grupamento, Nilson Evandro da Silva, enalteceu a importância de comemorar mais um ano de existência. “Essa data precisa ser lembrada pela dedicação que o nosso trabalho requer, por isso, continuaremos a honrar nossa farda!”.

O Comandante Silva demonstrou sua gratidão por mais um ano junto com a equipe. “A vontade de salvar vidas está dentro de nós. Já são 12 anos que estamos juntos e a cada dia que passa, eu vejo que estamos mais unidos. Agradeço à vocês por tudo que tem feito e ainda vão fazer pela cidade de Mairinque. Sou grato, não em nome da minha função, mas pelo trabalho realizado à população”.

Após a comemoração interna dos servidores, o Grupamento preparou uma atividade de exposição dos equipamentos utilizados pelos profissionais na Praça Dom José Gaspar, permitindo que crianças e populares conhecessem com mais proximidade as ações dos Bombeiros e suas histórias.

Histórico da Corporação

O Corpo de Bombeiros de Mairinque, primeiro grupamento municipal do Brasil, iniciou seus trabalhos em 1978, contando com ajuda de 15 bombeiros e o chefe Sr. Alfredo da Costa.

A sede inicial ficava no Horto Florestal e a equipe era formada por servidores municipais que, de forma voluntária, prestavam serviços aos cidadãos mairinquenses.

Só em 15 de maio de 1981, foi criado oficialmente o Grupamento de Bombeiros da Prefeitura Municipal de Mairinque, integrado ao Sistema de Proteção e Defesa Civil. Na época a equipe era formada por 12 bombeiros e quatro voluntários. Nesta ocasião também foi inaugurado o Quartel dos Bombeiros situado próximo ao Paço Municipal.

Então, a partir da lei nº 2488/2003 de 16.03.2003 passou a denominar o “Grupamento José Fernando Borges Pereira”, em homenagem a um abnegado servidor que durante muitos anos executou os serviços burocráticos do Grupamento.

Atualmente, o Grupamento conta com 17 bombeiros atuantes, desempenhando atividades em modalidades como combate a incêndio, busca, salvamento, Atendimento Pré – Hospitalar – APH e serviços técnicos.

O GBM situa-se à Rua Antônio Alves de Sousa nº 360, Centro. Para solicitar atendimento, ligue no 193, 4718-8630 ou 4708-2622.