Mais de 29 mil pessoas comparecem ao plantão da biometria

A segunda edição do plantão da biometria de 2019 atingiu bons números. A ação, promovida pela Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo no último sábado, 11, encerrou com 29.264 atendimentos. Foram cerca de 7% de atendimentos a mais que o índice de comparecimento diário durante o mês de maio, que estava em 27.208. O funcionamento convencional é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. N

O plantão buscou incrementar o número de eleitores com biometria cadastrada e oferecer uma alternativa de atendimento aos cidadãos que trabalham ou estudam no horário de atendimento normal. A ação ocorreu em quase todas as unidades de atendimento do Estado, com a exceção de 46 cartórios que se encontram em municípios no qual o cadastramento já foi concluído.

A biometria será obrigatória em 478 cidades de São Paulo para este ano. Elas reúnem um eleitorado de 11,8 milhões de pessoas e somente 5,5 milhões já realizaram o cadastramento, 46,5% do total. Nesses municípios, cerca de 23 mil cidadãos foram atendidos no plantão. O comparecimento dos eleitores nesta ação foi ligeiramente inferior ao do último plantão da Justiça Eleitoral, organizado em 13 de abril (29.540 atendimentos) quando todos os 393 cartórios do Estado haviam participado da ação.