Paróquia São Roque

Thaíza Thiemi Kono – Setor 05 – Comunicação

Mensagem do nosso Pároco Pe. Daniel Balzan: Quaresma 2016
Querido leitor, querido paroquiano!

Estamos entrando em um tempo muito especial para nós católicos: a Quaresma, tempo apropriado para um encontro consigo mesmo, com os irmãos e com o Criador. Este tempo começa na Quarta-feira de Cinzas com a imposição das cinzas. Cinzas, por quê? Ao usar este símbolo, a Igreja quer nos ensinar que o ser humano foi criado do barro da terra. Ele é frágil e limitado; precisa do amparo e do cuidado do Criador. Apesar de sua fragilidade, somente a criatura feita de barro recebeu o hálito de Deus. Ou seja, a pessoa humana, embora cheia de fragilidades e limitações, recebeu o Espírito do Senhor; a criatura respira o Espírito Divino!
Durante o Tempo da Quaresma, a Igreja Católica celebra também a Campanha da Fraternidade. Este ano, o tema da Campanha é enriquecido por dois grandes enfoques: a.) a misericórdia de Deus para caminhar com o Papa Francisco vivendo o Ano da Misericórdia; b.) o cuidado para com a nossa Casa Comum – o Planeta Terra. São dois temas apresentados pelo Papa Francisco: o Ano da Misericórdia e a responsabilidade nossa para com o Planeta Terra. Estaremos vivendo a Campanha em nossas casas, na Catequese com crianças, nas celebrações litúrgicas, etc…
Rezemos para que a Quaresma seja um tempo especial e útil para todos nós, vivendo a oração (nossa comunhão com Deus), a solidariedade (vivida pela caridade / esmola) e o jejum (nosso encontro conosco mesmo). Desejo a todos uma santa Quaresma!

Pe. Daniel Balzan – Pároco

Lembrete: A Quarta-feira de Cinzas é um dia de oração, jejum, abstinência de carne e de preceito, isto é, dia de participarmos da Santa Missa. Portanto, convidamos toda Comunidade Paroquial são-roquense para participar da Celebração da Quarta-feira de Cinzas no dia 10 de fevereiro, às 19h00, na Igreja Matriz São Roque.

AVISOS PAROQUIAIS
Ano Santo da Misericórdia

Concluindo as nossas reflexões sobre o Ano da Misericórdia, apresentamos algumas indicações práticas para vivermos bem este Ano: 1- Anunciar a misericórdia de Deus, realizar peregrinações; 2- Ir ao encontro de quem vive nas periferias existenciais; 3- Refletir e praticar as obras de misericórdia corporal e espiritual; 4- A oração, o jejum e a caridade; 5- Realizar as “24 horas para o Senhor”; 6- Praticar o Sacramento da Confissão; 7- Acolher os Missionários da Misericórdia enviados pelo Papa; 8- Perdoar de todo o coração a todos; 9- Superar a corrupção; 10- Receber a indulgência; 11- Participar da Eucaristia; 12- Buscar e fortalecer o ecumenismo e o diálogo religioso; 13- Converter-se. (fonte: folder da Diocese de Osasco)

Sagrado Coração de Jesus
Hoje, dia 05, às 15h00, na Igreja Matriz São Roque, teremos uma Hora Santa coordenada pela Legião de Maria. Às 18h00, o Apostolado da Oração realizará a reza do Santo Terço e Hora Santa. E, às 19h00, será celebrada a Missa Mensal em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Portanto, não haverá Missa às 18h00.

Retiro de Carnaval 2016 – R.C.C.
“Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4,36b) – A Renovação Carismática Católica convida a todos para participarem do Retiro de Carnaval 2016, que será realizado de 06 a 09 de fevereiro, a partir das 08h00, no Colégio São José. Em todos os dias, haverá momentos de adoração, louvor, pregação e celebração da Santa Missa (inscrição: R$ 15,00). Participem!!!

Rádio Imaculada Conceição – 1430 AM
Lembramos que no dia 08, segunda-feira, a nossa querida Rádio Imaculada Conceição realizará uma programação especial: “Kairós de Carnaval da Rádio Imaculada”. No período da manhã, a partir das 09h00, o tema abordado será “Pelo sim de Maria encontramos o caminho da salvação”; e, à tarde, “Campanha da Fraternidade 2016 e sua relação com o Ano da Misericórdia”. O encerramento dar-se-á com uma Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Frei João Bosco diretamente do estúdio da Rádio, às 16h00. Portanto, sintonize 1430 AM, acesse www.miliciadaimaculada.org.br ou compareça ao estúdio da Rádio Imaculada.

Missa na Santa Casa e Dia Mundial do Enfermo
Também na segunda-feira, às 18h00, o nosso Pároco Pe. Daniel celebrará a Missa Mensal na Santa Casa. Lembramos que no dia 11 de fevereiro, festa da Virgem de Lourdes, a Igreja celebra o Dia Mundial do Enfermo. Esta data foi instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II que, em uma carta, lembrou que o dia deve representar um momento de oração, de atenção ao sofrimento alheio, dos cuidados que os enfermos necessitam, mostrando o amor a Deus e ao próximo através do doente. Conforme disse o Papa Francisco em sua mensagem para o XXIV Dia Mundial do Enfermo: “A doença, sobretudo se grave, põe sempre em crise a existência humana e suscita interrogativos que nos atingem em profundidade… Nestas situações, a fé em Deus se, por um lado, é posta à prova, por outro, revela toda a sua força positiva; e não porque faça desaparecer a doença, a tribulação ou os interrogativos que daí derivam, mas porque nos dá uma chave para podermos descobrir o sentido mais profundo daquilo que estamos a viver; uma chave que nos ajuda a ver como a doença pode ser o caminho para chegar a uma proximidade mais estreita com Jesus, que caminha ao nosso lado, carregando a Cruz. E esta chave é-nos entregue pela Mãe, Maria, perita deste caminho…”. Rezemos para que os nossos irmãos enfermos, especialmente neste Ano Santo da Misericórdia, confiem sempre em Jesus misericordioso e vivam animados pelo espírito de Maria, Mãe da Misericórdia; que “a doçura do seu olhar nos acompanhe, para podermos redescobrir a alegria da ternura de Deus” (ibid., 24).

Aconteceu na nossa Paróquia…
No dia 30 de janeiro, os Festeiros do Divino Espírito Santo 2016, Roberto e Marina, realizaram o tradicional Jantar dos Ex-Festeiros do Divino. Foi uma noite muito agradável, onde os Ex-Festeiros puderam se encontrar, confraternizar e relembrar as suas festas! Que o Espírito Santo continue abençoando a todos estes casais e suas famílias que, com muito carinho, doaram-se para um ano de muita espiritualidade e evangelização!

Compartilhe