Empresa denuncia perigo de acidente e furto em linha férrea de Alumínio

Os Kms 159 e 161 da linha férrea próximos a Estação Cel. Capricórnio, na Vila Industrial de Alumínio, têm sido constantemente alvo da ação de bandidos. Um representante da empresa ALL – RUMO, responsável pelo trecho, denunciou ao setor policial a ocorrência de furtos de produtos carregados em vagões, além da presença de objetos nos trilhos que representam perigo de acidentes.

O funcionário informou que maquinistas encontram com frequência a presença de pedras e parafusos em locais críticos da linha férrea, sendo que tais objetos podem provocar sérios danos tanto à linha quanto às composições, caso ocorram acidentes. Além disso, ele denunciou também a prática de furtos a vagões, principalmente os carregados com milho.

Ele contou que os ladrões violam os lacres e derramam a carga sobre os trilhos para depois furta-las. As últimas ocorrências registraram que cerca de 700 Kg de milho são levados diariamente pelos bandidos, o que representa aproximadamente 100 sacas por ataque. “Além do prejuízo financeiro provocado pelo furto da carga, existe ainda o operacional, uma vez que a empresa é obrigada a realizar manobras para a retirada dos vagões atacados”, relatou o representante.

Em furto realizado no último dia 8, 3ª feira, bandidos romperam os lacres de dois vagões e levaram boa parte da carga. O restante ficou espalhado pelo chão. O prejuízo foi estimado em R$ 1,2 milhão.