Polícia prende suspeitos que mataram vigilante durante tentativa de roubo a carro forte | Policial

 

Pelo menos 6 pessoas foram detidas no início da tarde da última 6ª feira, 2, suspeitas de participarem de uma tentativa de roubo a um carro-forte na região central de Araçariguama. Os bandidos surpreenderam os vigilantes no momento em que chegaram para abastecer o caixa eletrônico instalado no interior de um mini shopping popular. Houve intensa troca de tiros dentro e fora do prédio, sendo que um bandido e um vigilante acabaram mortos. Os ladrões fugiram do local e a grande maioria, 90% segundo a polícia, foi presa numa operação conjunta entre Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.

Tiros e morte

Minutos antes da chegada do carro-forte alguns integrantes da quadrilha já se encontravam dentro do mini shopping localizado na Rua Aparecida, próximo ao centro. Segundo populares, dois deles disfarçavam tomando sorvetes e um terceiro fingia estar interessado na compra de um carregador para celular. Do lado de fora, conforme mostram imagens de uma câmera de segurança, pelo menos outros três aguardavam no interior de um Ford Fiesta estacionado a poucos metros da entrada do prédio. No momento em que o carro de valores estacionava, por volta das 11h30, outro veiculo com bandidos parou atrás do Fiesta. Em seguida os ladrões desceram e anunciaram o assalto.

A ação da quadrilha começou a ser frustrada com a reação dos vigilantes. Três deles passaram a revidar os tiros e o confronto se arrastou por alguns minutos. “Parecia que os tiros não iam parar mais. Eu sei que foi tudo muito rápido, mas tive a sensação de que o tiroteio durou muito tempo. Foi horrível”, disse um homem que se encontrava no fundo da loja. Uma mulher que trabalha no local disse que ouviu o barulho dos disparos e só percebeu que se tratava de um assalto quando viu sangue pelo chão. “A única reação que tive foi me esconder atrás do balcão. De pouca coisa iria adiantar, a bala atravessaria o vidro com facilidade, mas não pensei em outra coisa”, contou.

Não faltaram relatos de pessoas apavoradas com tudo o que ocorria. Marcas de bala ficaram nas paredes e na porta de aço. O sangue dos feridos tingiu o piso claro da galeria e as vitrines de algumas lojas. O ambiente era de “guerra”.

Ato heroico

“De repente os tiros pararam e a gente só ouvia gritos. A situação só ficou mais calma quando os guardas (GCMs) chegaram. Daí a gente percebeu que estava tudo bem”, contou uma senhora que mora ali perto e não quis se identificar. Da troca de tiros restaram dois vigilantes feridos, um deles mortalmente e dois bandidos, sendo que um morreu no local. Ainda segundo populares, o vigilante Renato Pereira Martins, de 45 anos de idade e que residia na cidade de Sorocaba, morreu num ato de bravura. Em meio ao tiroteio ele se pôs à frente da arma de um dos assaltantes que iria atirar contra uma cliente de uma das lojas. Ele foi baleado no abdômen, logo abaixo do colete e não resistiu.

Do lado de fora houve muita correria. Assim que os bandidos perceberam que não iriam conseguir pegar o dinheiro começaram a fugir. Um deles roubou a moto de um entregador de marmitex. Outros dois levaram o carro de um pastor que passava pelo local no momento da fuga. Outros conseguiram fugir no carro em que chegaram.

Ação conjunta e prisões

Homens da Guarda Municipal foram os primeiros a chegar no local do assalto, poucos minutos após serem acionados. Eles conseguiram prender um dos assaltantes que tentava fugir, desarmaram o ladrão que estava ferido e prestaram os primeiros atendimentos ao vigilante baleado e caído no chão, realizando técnicas de ressuscitação, até a chegada da equipe do SAMU. Em seguida, policiais militares e civis também passaram a atender a ocorrência. Segundo a PM foram destacadas para Araçariguama equipes de São Roque, Mairinque, Itu e até de Santana de Parnaíba. Os helicópteros Águia, da Polícia Militar e, Pelicano, da Polícia Civil, também foram acionados.

Numa ação conjunta, criando uma só força policial, os bandidos que conseguiram fugir passaram a ser caçados por toda a cidade. Recebendo denúncias e informações de populares – o que muito ajudou a atuação dos agentes – os policiais aos poucos conseguiram chegar aos criminosos. Foi assim numa residência próxima aos bairros Vila Nova e Jardim Brasil, onde os marginais se esconderam no quintal da casa fugindo do helicóptero, como também numa barbearia no Jardim Brasil. Nesse local, o bandido se fez passar por cliente pedindo cortes de cabelo e barba. Como ele não era conhecido do proprietário e nem dos frequentadores, começou a levantar suspeitas. O homem ainda insistiu em ficar no salão por mais algum tempo com a desculpa de carregar a bateria do celular. Porém, populares acionaram a polícia e ele acabou preso. Ele carregava uma arma na cintura.

Outra prisão ocorreu no viaduto da Rodovia Castello Branco, na alça de acesso do Km 54. Três bandidos estavam no interior de um taxi e vinham de uma chácara no Bairro Meirelles, onde haviam escondido as armas. Uma equipe da Polícia Militar que patrulhava pelo local suspeitou do número de pessoas dentro carro e deu ordem de parada. O taxista foi obrigado a tentar a fuga, mas os policiais fizeram o acompanhamento até que todos foram detidos. Os ocupantes acabaram confessando a participação no roubo.

O bandido baleado no braço e na perna, bem como o outro vigilante ferido foram levados ao Pronto Socorro Municipal e posteriormente transferidos ao Hospital Regional de Sorocaba.

Armamento pesado

A busca policial chegou até a citada chácara no Bairro Meirelles usada pelos bandidos para esconder as armas utilizadas na tentativa de assalto.  Após buscas na propriedade, foram localizados no telhado da casa sede armamento e munições de grosso calibre. Outras armas também foram apreendidas com os bandidos, e o total somou: 2 submetralhadoras 9mm e  2 calibre 12; 1 pistola .45; 1 pistola 7.65 e 2 coletes balísticos.

Durante homenagem realizada na Câmara Municipal na última 3ª feira à todos os policiais que participaram da ocorrência, o Capitão da Polícia Militar Ceoloni falou do sucesso da operação conjunta e destacou que todas as prisões ocorreram sem que nenhum tiro fosse disparado pela polícia.

Investigações prosseguem

A polícia agora quer saber como os bandidos vieram agir na cidade e se pertencem a alguma facção criminosa. Dos seis homens detidos um é de Araçariguama, um de Embu das Artes e quatro da Capital. E.C.A., 24 anos, residente em São Paulo é foragido do Centro de Detenção Provisória de Guarulhos. Ele é um dos que estava no interior do taxi.

Ainda de acordo com a polícia, dois bandidos continuam foragidos. Eles conseguiram escapar em uma moto roubada bem ao lado do mini shopping. O setor de investigações da Delegacia de Araçariguama prossegue no caso.

 

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.