PROERD é iniciado nas escolas municipais de Mairinque

Os estudantes dos 5º anos das Escolas Públicas Municipais de Mairinque participam desde o mês de fevereiro das atividades referentes ao Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. Desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura, o projeto é realizado neste primeiro momento nas Escolas Mato Dentro, Prof.ª Sarah Mazzeo Alves, Felipe Lutfalla e Prof.ª Neuza Maria Bertoncello.

Para o instrutor e Policial Militar Douglas Nunes da Cruz, o Programa é fundamental para transmitir às crianças a importância de valorizar a vida e manter-se longe das drogas e da violência. “É importante passar estes ensinamentos para os alunos, pois isso os ajuda a pensar mais nas consequências de suas ações, além de conscientizá-los sobre o uso de drogas, sejam elas ilícitas ou não. O álcool, por exemplo, parece inofensivo, mas pode provocar distúrbios cardiorrespiratórios, coma alcoólico e até mesmo danos ao fígado, estômago e pâncreas”.

Nos últimos anos, o bullying tem ficado cada vez mais evidente e as escolas são o ambiente em que esse tipo de violência mais aparece, sendo assim, o PM também ressalta a importância de debater essa questão em sala de aula. “Outro ponto importante é falar sobre o bullying, pois os alunos que testemunham tais situações, na grande maioria, se silenciam em razão de temerem se tornar ‘as próximas vítimas’ do agressor. No espaço escolar, quando não há uma efetiva intervenção contra essa problemática, o ambiente fica contaminado e todos os estudantes são afetados negativamente”.