Alckmin anuncia capitalização da Sabesp em apresentação na Bolsa de Nova York

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 15, na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), que serão feitos estudos para criação de uma holding de saneamento básico que reunirá a Sabesp e outras possíveis empresas subsidiárias. O evento foi a primeira agenda oficial do governador nos Estados Unidos, numa viagem para apresentação de projetos a investidores, que acontecerá até quarta-feira, 17.

O Programa Estadual de Desestatização – PED aprovou na última sexta-feira, 12, a realização de estudos para capitalização da Sabesp. A proposta prevê a criação de uma sociedade anônima para exercer o controle acionário direto sobre a Sabesp. O Estado de São Paulo continuará, em qualquer hipótese, detendo participação acionária suficiente para garantir o exercício do controle acionário da empresa.

“Com a criação da holding, onde ficará a Sabesp e outras possíveis empresas do Estado, nós conseguiremos trazer mais capital privado, mais investimentos para ampliar o trabalho e contar com a expertise da iniciativa privada”, explicou Alckmin. O governador destacou que “poderão ser criadas subsidiárias relacionadas ao saneamento básico, como por exemplo, resíduos sólidos.” O anúncio aconteceu durante a comemoração dos 15 anos da entrada da Sabesp na Bolsa nova-iorquina.