Fundador do Wikileaks, Julian Assange é preso em Londres | Política

A polícia britânica prendeu na quinta -feira (11) o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em Londres. O ativista australiano foi detido dentro da embaixada do Equador, onde estava exilado desde 2012.

Os agentes foram autorizados a entrar na sede diplomática depois do governo equatoriano cancelar o asilo. Ele foi levado a uma delegacia da capital da Inglaterra e aguarda uma audiência com um juiz, que deve ocorrer durante o dia.

A relação entre Assange e o Equador estava deteriorada após o exilado vazar informações da vida pessoal do presidente do país latino-americano, Lenin Moreno – o que violaria os termos do asilo.

Pelo Twitter, a advogada do australiano, Jen Robinson, afirmou que a prisão efetuada pela polícia britânica tem como base um pedido de extradição dos Estados Unidos, além de Assange ter faltado a uma audiência em 2012.

O WikiLeaks é uma organização sueca criada em 2006 responsável pelo vazamento de conteúdo sensível de governos e empresas, como documentos e informações confidenciais. Os Estados Unidos foram um de seus grandes alvos em 2010, com a publicação de documentos secretos dos americanos sobre a atuação militar no Afeganistão e no Iraque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.