Julio Mariano comenta sobre o mundo cibernético e suas implicações sobre a política | Política

A internet oferece um conjunto extraordinário de ferramentas para aproximar os políticos de seus eleitores, seja através das redes sociais, sites, blogs, ou grupos de discussão, qualquer parlamentar pode estabelecer um diálogo direto com o eleitorado, prestar contas de seus mandatos, promover debates sobre temas importantes, dar publicidade a sua agenda de compromissos e interagir com seus eleitores diretamente.

Já existe uma geração inteira de adultos nascidos num mundo tecnológico e digital, que passou pelas novidades e aprendeu a conviver com o e-mail, Orkut, Facebook, Formspring, Instagram, Twitter, Youtube, Foursquare, hoje os brasileiros com acesso à internet já são mais de 80 milhões e há pesquisas que indicam que somos um dos povos que passam mais tempo conectados às redes sociais.

Hoje é possível lidar com grande quantidade de informação de forma organizada e uma nova geração de políticos está descobrindo como interagir efetivamente com seus eleitores usando a internet e as redes sociais essas ferramentas se tornam essenciais para o desenvolvimento do processo democrático. Por outro lado no mesmo tempo em que as redes sociais podem ajudar, e muito, o mandato dos políticos, quando os recursos digitais são usados de maneiras tendenciosas o político vê seu mandato ser prejudicado.

A verdade é que todo mundo fala em nome da liberdade de expressão e transparência, mas detesta virar vidraça e quem assume um mandato hoje sabe perfeitamente que a política na sociedade conectada e digital é rápida, exige opinião a cada segundo e não tem como controlar os “calcanhares de Aquiles” e o jogo é jogado em ritmo muitas vezes cruel.

Por isso é comum vermos cada vez mais políticos se afastando das redes sociais, ao mesmo tempo que é comum encontramos grupos de pessoas trabalhando e usando elas em seu próprio benefício, e às vezes até recebendo para criticar políticos ou exaltá-los.

Grandes mentiras bem contadas na internet e nas Redes Sociais podem se tornar grandes verdades e por isso é importante não acreditar em tudo que se vê e lê e quem não se entender com essas novas tecnologias terá uma enorme dificuldade de se relacionar com os jovens eleitores, quem não estiver em sintonia com esse mundo aberto e colaborativo estará confinado à inexpressividade e essa é a realidade dos dias de hoje, gostem ou não. Candidatar-se a um cargo público passou a ter o ônus da exposição no mundo virtual, não é opcional.

Pensando nisso o Vereador Julio Mariano disponibiliza em breve, no seu próprio site, uma ferramenta onde a população poderá protocolar e acompanhar o andamento de suas reivindicações ao poder público através da internet, uma ferramenta que dará transparência às ações do vereador e tornará mais fácil a comunicação entre o parlamentar e seus eleitores.

“Vejo que os políticos não devem ficar fora das redes sociais e reconheço que hoje existem muitas publicações tendenciosas, que manipulam as informações e promovem inverdades. Poucas pessoas tem tempo de verificar se os fatos e as notícias são verdadeiros e, por isso, o vereador acaba sendo prejudicado muitas vezes. Acredito que todo mandato deve filtrar as informações, usando a internet e as redes sociais como ferramentas em benefício de seu mandato e da população, mas não como o fator determinante de suas ações”, finaliza Julio Mariano, Vereador pelo PSB de São Roque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.