Projeto de Lei que insere o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia é aprovado em São Roque | Política

Durante Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira, dia 13, foi aprovado Projeto de Lei nº 050/2019, de autoria dos Vereadores Guto Issa e Alexandre Pierroni, que institui e insere o “Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia” no calendário oficial de eventos do município de São Roque.

Segundo Guto Issa, o Projeto de Lei surgiu após sugestão da Associação Brasileira dos Fibromiálgicos (ABRAFIBRO), organização que atua na orientação e informação para melhorar a qualidade de vida e tratamentos das pessoas que tem fibromialgia. “Queremos chamar a atenção da sociedade para este assunto tão importante, cuja patologia é a segunda síndrome mais comum de dor crônica no Brasil e atinge cerca de dez por cento da população, sendo considerada uma doença dos tempos modernos”, fala.

Alexandre Pierroni comenta que de cada dez pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres, mas ainda não há estudo científicos comprovados para saber a razão disso. “ A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos, porém existem casos em pessoas com mais idade e também em crianças e adolescentes”, diz.

Fibromialgia:

De acordo com a ABRAFIBRO, fibromialgia é uma síndrome crônica em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. As causas da patologia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão associados a isso, tais como genética, infecção por vírus, distúrbio do sono, trauma físico, entre outros.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.