Rede Globo promove debate decisivo nesta quinta-feira | Política


O debate derradeiro dos candidatos à Presidência da República antes da eleição deste fim de semana ocorre nesta quinta-feira (4), na Rede Globo. A transmissão é da RBS TV e será realizada logo após a novela Segundo Sol, com previsão de início por volta das 22h.

Será a sétima vez, neste pleito, que os concorrentes ao Planalto discutem os projetos para o país na televisão antes do fim do primeiro turno. O debate marca, ainda, o encerramento da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro, o encontro será mediado pelo apresentador William Bonner e terá quatro blocos. Foram convidados os candidatos com direito garantido por lei ou que alcançaram 6% ou mais na pesquisa eleitoral divulgada em 28 de setembro.

Oito concorrentes foram chamados pela emissora. Jair Bolsonaro (PSL) informou que não irá participar. Confirmaram presença Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Não participam do debate Cabo Daciolo (Patriota), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (Democracia Cristã) e Vera Lúcia (PSTU).

Como acompanhar

O debate será transmitido ao vivo pela RBS TV e por GaúchaZH. O jornalista Matheus Schuch acompanhará o evento no local e alimentará o site com informações de bastidores. A cada bloco, matérias consolidadas estarão disponíveis. O debate pode ser acompanhado também pela Rádio Gaúcha. O mesmo áudio da transmissão pode ser acessado em GaúchaZH.

Horário

Após a novela Segundo Sol.

Duração

A previsão é de duas horas e 30 minutos de programa, que será dividido em quatro blocos.

Blocos

O primeiro e o terceiro bloco terão perguntas com temas livres entre os candidatos. Os outros dois vão conter questões com temas determinados por sorteio feito pelo mediador. Ao fim do último bloco, os candidatos receberão espaço para fazer suas considerações.

As regras

– A lei eleitoral estabelece que candidatos de partidos com pelo menos cinco representantes no Congresso têm de ser convidados. Os políticos não têm obrigação de participar.

– A Globo definiu que também convidaria aqueles que tiveram pelo menos 6% das intenções de voto na pesquisa eleitoral divulgada pela emissora em 28 de setembro.

– Outros detalhes, como posicionamento no estúdio, ordem das perguntas e das considerações foram determinados por sorteio. Os candidatos terão 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.

– As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O concorrente pergunta para um adversário de sua livre escolha. No bloco de temas determinados, a dinâmica é a mesma, mas, antes das perguntas, o mediador sorteia, em uma urna, o tema a ser abordado.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.