Vereador Julio Mariano continua na expectativa pela criação de Bota Fora Municipal | Política

O Planeta tem hoje 7 bilhões de habitantes, gerando 1,4 bilhão de tonelada de resíduos sólidos urbanos por dia, uma média de 1,2 kg por pessoa diariamente. Com altíssima produção de resíduos, o Brasil com seus quase 80 milhões de toneladas por ano alcançou a 4ª colocação no ranking mundial, dado preocupante considerando o cenário de um país onde a geração de resíduos só aumenta e, ao mesmo tempo, a maioria dos municípios carecem de ferramentas para a correta e efetiva gestão do lixo.

Em São Roque não é diferente, pois, a cidade tem caminhado na contramão da sustentabilidade ambiental e responsabilidade com os resíduos sólidos, sem políticas públicas voltadas para a destinação correta deles de forma satisfatória. Atrelado a isso, está a cultura individual de alguns moradores que não medem esforços para descartarem os mais diversos tipos de resíduos em terrenos baldios, quer pela falta de lugar próprio, quer pela comodidade, quer pelo preço das caçambas disponíveis à locação para esta finalidade.

Desde o início de seu atual mandato o vereador Julio Mariano tem enviado para o Poder Executivo sugestões e pedidos como a disponibilização de uma área que possa receber resíduos sólidos, com a possibilidade da seleção do tipo de resíduos descartados, como opção para que o cidadão tenha onde depositar o que gera.  

Julio Mariano sempre defendeu o modelo dos “Ecopontos”, locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho”. Em 2017 o Vereador protocolou a indicação de nº 98/2017 que Indicava ao Executivo que fossem criados “Ecopontos” para descartes de entulhos para a população e a Indicação 99/2017 que Indicava a criação de “Bota Fora Municipal” para descartes de caçambeiros. 

Nos Ecopontos sugeridos, o munícipe poderia dispensar gratuitamente cada tipo de resíduo em uma caçamba diferente. Em 2010 Julio Mariano conseguiu, juntamente com o Poder Executivo, implantar um Ecoponto para coleta de pneus usados na área da Prefeitura, e hoje quase não se vê no meio ambiente carcaças de pneus em nossa cidade.

O vereador ressalta a importância da criação de um Bota Fora Municipal e comenta que hoje a única opção que os caçambeiros tem, está para saturar e a tendência é o preço das caçambas subirem, causando sérios problemas num futuro bem próximo. Por falta de um espaço próprio para destinar os resíduos sólidos São Roque não pode participar do Projeto da TV TEM, Cidade Limpa, pois a única exigência da emissora de televisão e que se tenha um espaço para destinar as coletas.

Julio Mariano comenta, ainda, que o entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências e jogados irregularmente em avenidas, ruas e praças, têm gerado sérios problemas ambientais para a cidade e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação. Para combater este tipo de crime, uma das saídas é ofertar áreas para o descarte regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais. “Hoje se andarmos pelos locais mais escondidos de nosso Município podemos constatar a criminalidade ambiental sendo cometida. Locais como a Av. Antonio Pannellini (antiga Estrada Paraná – São Paulo) no Jardim Mosteiro, na Rua Vereador Rodolfo Arthur Salvetti,(trecho atrás  da Empresa Naco Base, final da Rua Manoel Bandeira na Vila São Rafael, ou no final da Rua Horácio Manley Lane, no Bairro do Marmeleiro, com certeza é possível encontrarmos todo tipo de descarte irregular e a placa da Prefeitura que menciona a Lei e a forma de punição do crime ambiental não intimida mais os infratores. A Administração Pública Municipal precisa urgente tomar uma decisão e ir de encontro a atender as demandas dos caçambeiros e também aos anseios da população são-roquense”. Finalizou Julio Mariano do PSB, Vereador de São Roque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.