Vereador Marreiro lembra que cobrou limpeza de rios em São João Novo e alertou sobre a quantidade de ratos | Política


O vereador Rafael Marreiro encaminhou ao blog vídeo com trechos de discursos que fez em novembro na Câmara Municipal de São Roque, onde cobra providências quanto à limpeza do rio Taxaquara, em São João Novo, e principalmente, quanto ao número de ratos no distrito alertando para o risco da transmissão de doenças.

Na última terça-feira, ocorreu uma enchente na região central de São João Novo (Praça Takeshi Ishimaru e proximidades) e também foram atingidos bairros como Volta Grande e São João Velho.

Na rua Lázaro de Oliveira Santos (Estrada do Lazinho), ocorreu a queda de uma ponte no acesso ao sítio Santa Clara, local de outras chácaras de lazer.

Agora o vereador teme casos de leptospirose (bactéria presente na urina do rato e de outros animais transmitida ao homem principalmente nas enchentes).

O primeiro discurso foi no dia 5 de novembro quando disse não fazia critica ao poder executivo, mas que pedia uma ajuda.

“Sábado é dia de feira em São João Novo bem ao lado do Rio Taxaquara. Todo sábado vou nessa feira, as pessoas me chamam para ver o rio. Eu expliquei que a prefeitura está se empenhando inclusive já limpou alguns rios aqui e já deve estar chegando em Maylasky.”

“O problema não é tanto a limpeza dos rios até por descaso de outros prefeitos que já se passaram, mas o que está ocorrendo lá é proliferação de ratos. Em breve, São João Novo está sendo conhecido como o bairro do rato”.

No dia 12 de novembro, voltou ao assunto e citou que o problema não é apenas São João.

“É muito rato na cidade de São Roque, uma cidade turística com essa quantidade de rato… Vamos ficar conhecidos pelos vizinhos como a cidade do rato. Não é possível”, lamentou.

“Já teve um caso em São João Novo de Novo. Se tem alguém jogando lixo, a culpa é da prefeitura que não está fiscalizando, multando, fazendo orientação”.

“Tem fiscal que fala na cara do prefeito que não vai fazer a fiscalização. Eu vi isso”.

No terceiro pronunciamento, no dia 19 de novembro, Rafael Marreiro falou da força política de São João Novo e Maylasky que sempre tem representantes na Câmara e que decide eleições.

Desta vez, alertou também para a quantidade de barata no distrito, falou luzes apagadas na praça e criticou a administração.

“População de São João Novo, olhe pra quem vocês votaram. Olhe para o que vocês fizeram. Elegeram um prefeito que só cuida de um lado da cidade”, concluiu.

RIOS FORAM LIMPOS

O Departamento de Obras da Prefeitura de São Roque informou que todo serviço de limpeza dos rios foi efetuado de maneira preventiva.

No dia 25 de novembro (domingo), o prefeito Claudio Góes estava no estádio municipal Quintino de Lima acompanhando as finais do Campeonato Municipal (série B e C) e a todo momento recebia informações sobre as chuvas que caíram naquele fim de semana.

O prefeito aproveitou a transmissão ao vivo que estava sendo feito no meu perfil no Facebook para elogiar o trabalho da equipe do diretor de Obras, Antonio Augusto Godinho (Tó) comemorando que nenhum ponto de alagamento tinha sido registrado.

Após a publicação desta postagem, o vereador Marquinho Arruda (líder do prefeito na Câmara), enviou fotos informando que o leito e margens dos rios e córregos de São João Novo foram limpos na semana passada

Marquinho Arruda também informou que vai ocorrer na cidade uma campanha do Meio Ambiente para o descarte correto do lixo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.