Entre 69 países da África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, o Brasil está em penúltimo lugar quanto à simpatia dos vendedores. A pesquisa feita pela empresa sueca Better Business World Wide e divulgada no fim do ano passado, mostra que os vendedores brasileiros vivem com a “cara fechada”. Intitulada “Smiling Report”, a pesquisa reuniu 1,7 milhão de avaliações de atendimento ao cliente.
No país do futebol, da alegria e das pessoas carismáticas a simpatia passou longe, mesmo em meio à crise econômica que deixou milhões de desempregados nos últimos anos. Para o especialista em Networking, Roque Gonçalves, o resultado dessa pesquisa pode significar paralelamente que, o despreparo dos vendedores é consequência da falta de reconhecimento e investimento nas equipes. “Além de estarem em um mercado acirrado, percebemos que os comerciários estão cada vez mais desmotivados. É importante que as empresas pensem em proporcionar o autoconhecimento, o planejamento, e, consequentemente, o melhor desempenho de seus funcionários”.
Investir em treinamentos e focar na excelência do atendimento são ações essenciais para manter uma relação fiel e permanente com o cliente. “O contato direto com o público exige um preparo diferenciado, pois é a partir dele que o cliente vai ter as impressões – boas ou ruins – sobre a empresa. Hoje esse contato direto é o grande diferencial para criar novas oportunidades de negócios”, explica.
A pesquisa revelou ainda que os países com mais vendedores simpáticos no mundo, são Irlanda 97%, Grécia e Porto Rico 93%, Lituânia 92%, Suíça e Grã-Bretanha 91%, Letônia e Portugal 90%, Estônia 89%, Dinamarca e Turquia 88%, Alemanha e Estados Unidos 87%, China, Rússia e Espanha 86%, Finlândia 85%, Chipre e Noruega 84%, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Islândia e Suécia 83%, França e Holanda 82%, Colômbia e Hungria 81%, Brasil 79% e Japão 74%.
Mas como estimular os comportamentos ideais para um vendedor? A resposta é simples: invista. “Um bom vendedor precisa estar motivado, receber instrução, ter comprometimento. E como se conquista isso? Mostrando que ele é mais que parte de uma equipe, que seu trabalho é essencial para o sucesso tanto pessoal, quanto do negócio. A partir desta semana eu disponibilizo uma aula gratuita sobre como aumentar suas vendas usando o Networking. Acesse www.roquegoncalves.com.br/aulagratuita e confira”, finaliza.