Prefeitura de Ibiúna fará reparos na ponte do bairro Dois Córregos | O Democrata


A prefeitura de Ibiúna deverá fazer nos próximos dias os reparos no guarda-corpo [gradil de proteção] na ponte sobre o rio Sorocaba, no bairro de Dois Córregos, segundo informou à revista Vitrine Online a Secretaria de Obras.

A ponte de mão única, estreita e bastante antiga, situa-se na Estrada Angelino Soares de Campos, importante via que liga Ibiúna a Mairinque-Rodovia Raposo Tavares. Por ali passam diariamente, caminhões, carretas, ônibus, automóveis, ambulâncias que levam pacientes aos hospitais públicos de Sorocaba.

No primeiro acidente, provocado por um caminhão, ocorrido no dia 18 de janeiro último, foi destruída parte do guarda-corpo próximo a uma das cabeceiras da ponte. Na última segunda-feira (19), novamente um caminhão acabou por derrubar, no mesmo ponto, o pilar de sustentação do guarda-corpo.

Uma vistoria feira por equipe técnica da prefeitura constatou que a estrutura da ponte não está comprometida e, por isso, decidiu recuperar o trecho do guarda-corpo danificado pelos caminhões.

Desde que ocorreu o primeiro acidente, a prefeitura estuda a possibilidade de duplicar a ponte, segundo nota da Secretaria de Obras que publicamos a seguir.

ESCLARECIMENTO

“Prezando pela transparência e pela veracidade das informações referentes à situação de conservação de obras de arte municipais, em especial a ponte localizada na Estrada Angelino Soares de Campos, gostaríamos de esclarecer que:

Como primeiro ponto a ser destaca-se que o dano inicial ao guarda-corpo ocorreu em 30 de janeiro de 2018 e não em data recente, sendo já à época elaborado relatório por parte da Defesa Civil deste município no qual se elencaram soluções paliativas e de caráter temporário.

Desde então, reiteradas vistorias foram realizadas no intuito de acompanhar e avaliar a ocorrência de danos estruturais, bem como monitorar e solicitar providências com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade local, tanto para pedestres quanto para motoristas, posto as dificuldades já amplamente conhecidas.

Declara-se, também, que, no mês de abril de 2018 elaborou-se proposta de recomposição do guarda-corpo danificado.

Em 19 de novembro de 2018 houve novo incidente envolvendo a referida obra de arte e provocado por veículo pesado. Neste contexto, realizou-se nova vistoria no local, na mesma data, com o intuito de avaliar novamente a situação estrutural da ponte; momento em que se reiterou a integridade estrutural da superestrutura e da mesoestrutura.

Destaca-se aqui que no intuito de sanar este entrave, realizaram-se novos estudos visando múltiplas alternativas que englobavam desde a simples recuperação até a duplicação da ponte; no entanto, apesar das deficiências trazerem vulnerabilidade ao local, tais danos não comprometem a segurança estrutural do elemento, conforme verificado por corpo técnico devidamente habilitado.

Os reparos serão executados nos próximos dias e consistirão na recuperação do guarda-corpo.”

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.